Mãos Talentosas

 By Luis Carlos “Rapper” Archanjo

                A famíla desestruturada sempre será o pano de fundo para uma grande história, porque não dizer lição de vida, hollywoodiana a nos brindar com sons e imagens baseados em fatos da vida real retratantes da trajetória de pessoas que colocaram abaixo as estatísticas deterministas quanto a capacidade do ser humano em superar as adversidades e se fazer digno de exemplo para outros milhões.  A concepção cinematográfica do calvário percorrido pelo renomado neurocirurgião desde a infância pobre, a herança genética de descontrole emocional a ser trabalhada, o abandono pelo pai, a mãe com histórico de transtorno psicológico e a falta de escolarização para acompanhar o conteúdo escolar das lições de casa dos meninos, mas que nos dá a dimensão da sua sabedoria na educação informal do caráter do seu filho pródigo, segundo a concepção do diretor afroamericano Thomas Carter para a versão do cinema sobre a biografia de um irmão afro-americano respeitado por seu desempenho em bem-sucedidos cirurgias para separação de gêmeos siameses.

              Benjamin Solomon Carson nasceu em Detroit, Michigan, em 18 de setembro de 1951. Sua mãe, Sonya Carson, largou a escola no terceiro ano e casou-se com Robert Solomon Carson, um ministro batista do Tennessee bem mais velho do que ela, que tinha apenas 13 anos. Quando Carson estava com 8 anos, os pais se separaram. Mrs. Carson ficou sozinha para cuidar de Benjamin e seu irmão mais velho, Curtis. Ela trabalhava em dois, e às vezes três, empregos para sustentar seus meninos.  Carson formou-se com louvor no Ensino Médio e ganhou uma bolsa para a Universidade de Yale, onde graduou-se em Psicologia. De Yale, ele passou para a Escola de Medicina da Universidade de Michigan, onde seu interesse mudou de psiquiatria para neurocirurgia

             O filme Mãos Talentosas: a História de Ben Carson,  conta a história  de Ben Carson,  um menino afro-americano que tornou-se um dos mais famosos neurocirurgiões do mundo. Nascido no seio de uma família pobre ele não tinha muita chance. Tendo crescido em um lar desfeito e em meio à pobreza e ao preconceito, suas notas eram baixas e seu temperamento inflamado. No entanto sua mãe insistiu e ele por fim acalmou seu temperamento e conseguiu estudar e desenvolver seus dons. Ben, um garoto americano pobre, negro, vivendo no subúrbio de Detroit, junto com a mãe e um irmão, era o pior aluno do quinto ano, tirava as piores notas e mais, era super discriminado por ser um dos poucos alunos negros em uma escola de brancos. Acontece que sua mãe, Sonya Carson, estava decidida a mudar essa situação: permitiu aos filhos que vissem apenas dois programas de televisão por semana e os fez ler dois livros por semana na biblioteca. A cada livro lido, os filhos deveriam apresentar-lhe um relatório. A partir daí, Ben não conseguiu mais parar de ler e, em uno e meio se tornou o número um de sua classe, especialista em muitos assuntos e respeitado em toda a escola. Além disso, Sonya nunca deixou seus filhos pensarem que eram incapazes ou inferiores. Muita coisa incrível aconteceu e hoje, Benjamin Carson é  um dos cirurgiões mais famosos e respeitados do mundo, diretor da ala de neurocirurgia pediátrica do hospital Johns Hopkins. Tornou-se perito em separar gêmeos siameses ligados pela cabeça, cirurgia muito complexa porque os gêmeos compartilham órgãos vitais. Em 1987, Ben Carson, junto com sua equipe de 70 médicos, separou siameses numa cirurgia que levou 5 meses para ser preparada e 22 horas para ser realizada. Nesse tipo de cirurgia, um ou ambos os pacientes morrem, mas nesse caso o sucesso foi total.  Por causa de suas muitas descobertas médicas e seu compromisso com os jovens, Carson recebeu incontáveis prêmios, sendo que o prêmio maior foi ganhar o passaporte de Holywood para levar levar aos quatro cantos do mundo a capacidade humana de autossuperação e abnegação da sua trajetória.

          Lançado pela TNT, com Cuba Gooding Jr. no papel principal) é bem provável que muita gente volte a lembrar, ler e comentar a trajetória inspiradora do renomado neurocirurgião, narrada nos dois livros de sua autoria (com Cecil Murphey) publicados pela Casa Publicadora: Ben Carson, tradução de Gifted  Hands, livro tema do filme, e Sonhe Alto (além destes ele escreveu, com Greg Lewis, A Grande Visão – Editora Vida – e Take The Risk). Carson  conta a história de sua vida e incentiva pessoas de todo o mundo a sonharem alto e buscarem a excelência. Ele e sua esposa, Candy mantêm uma fundação, a TheCarson Scholars Fund, para reconhecer e recompensar estudantes que se esforçam para conseguir a excelência acadêmica.

Título no Brasil: Mãos talentosas
Título Original: Gifted Hands The ben Carson Story
Direção: Thomas Carter
Atores: Cuba Gooding Jr., Kimberly Elise, Jaishon Fisher, Tajh Bellow, Geoffrey Beauchamp
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 90 minutos
Roteiro: John Pielmeier
Fotografia: John B. Aronson
Música:  Martin Davich

7 Respostas to “Mãos Talentosas”

  1. Muito bom esse filme…Recomendo a todos:)

    Curtir

  2. … [Trackback]…

    […] Read More here: projetomuquecababys.wordpress.com/2010/11/13/maos-talentosas/ […]…

    Curtir

  3. … [Trackback]…

    […] Find More Informations here: projetomuquecababys.wordpress.com/2010/11/13/maos-talentosas/ […]…

    Curtir

  4. … [Trackback]…

    […] Read More Infos here: projetomuquecababys.wordpress.com/2010/11/13/maos-talentosas/ […]…

    Curtir

  5. … [Trackback]…

    […] Read More here: projetomuquecababys.wordpress.com/2010/11/13/maos-talentosas/ […]…

    Curtir

  6. I just want to tell you that I am beginner to blogging and honestly loved this blog site. Most likely I’m going to bookmark your blog post . You certainly have tremendous articles and reviews. With thanks for sharing with us your blog.

    Curtir

  7. I just want to tell you that I’m all new to weblog and certainly savored this page. Most likely I’m planning to bookmark your site . You certainly have fabulous articles and reviews. Cheers for sharing your web-site.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: