In my country – Em Minha Terra

Um drama criado tendo como pano de fundo os interrogatórios da Comissão da Verdade e Reconciliação da África do Sul, “In My Country” representa os mais altos níveis de intensidade de dor e sofrimento, e revela o resgate do poder do perdão e do amor.

Em 1996, o Governo Sul Africano estabeleceu a Comissão da Verdade e Reconciliação (CVR) para investigar os abusos aos direitos humanos durante o Apartheid. Sob o comando do Prêmio Nobel da Paz, o laureado Arcebispo Desmond Tutu, a comissão era responsável por examinar os atos cometidos entre Março de 1960, a data do massacre de Sharpeville, e 10 de Maio de 1994, o dia da estréia de Mandela como Presidente.

De acordo com o princípio de “Ubuntu”, o qual se empenha em criar harmonia entre todas as pessoas absolvendo transgressões ao invés de buscar desforra, a comissão fez uma série de interrogatórios por todo o país para ajudar a curar as feridas feitas pelo Apartheid. Os interrogatórios serviriam como um tribunal para aqueles que cometeram assassinato e tortura, durante o período do Apartheid, poderem se apresentar e confrontar suas vítimas. Ao falarem a verdade crua e expressarem seu arrependimento, a eles poderia ser concedida anistia, se eles pudessem provar que seus crimes tiveram motivações políticas – que eles estavam apenas cumprindo ordens.

Langston Whitfield (Samuel L. Jackson) é um jornalista do Whashington Post, enviado à África do Sul para cobrir os interrogatórios da Comissão da Verdade e Reconciliação. Ele está temeroso com a viagem, já que ele não acredita no processo de reconciliação – achando que isto é uma forma dos perpetradores saírem impunes de seus crimes. Anna Malan (Juliette Binoche) é uma poetisa africânder cobrindo os interrogatórios para a rádio Sul Africana e para a NPR dos Estados Unidos. Anna está entusiasmada com o processo diante deles, tendo grande admiração por suas tradições nativas, e grande esperança em ver seu país curado. Sendo nomeados como membros da imprensa internacional juntos, Langston e Anna conhecem-se e, sentem imediatamente uma certa antipatia devido a seus pontos de vista opostos sobre os interrogatórios. À medida que o tempo passa, a experiência compartilhada de ouvir os testemunhos tocantes e penosos os aproxima.

Enquanto isso, buscando um ângulo mais sensacional para sua história, Langston vai ao encalço do Coronel De Jager (Brendan Gleeson), o mais famigerado torturador da polícia sul-africana, e tenta penetrar na mente de um monstro. Inesperadamente, a experiência o força a enfrentar seus próprios demônios e o leva a descoberta da devastadora ligação entre Anna e os perpetradores da violência.

Conforme Langston se sente cada vez mais atraído para dentro do mundo de Anna e sua paixão pelo seu país de nascimento, ambos são levados a questionar suas identidades. A que lugar eles pertencem? O quão responsáveis eles são pelo que aconteceu em nome de seus respectivos países?

Direção: John Boorman
Elenco: Samuel L. Jackson, Juliette Binoche
Produção: África do Sul, Inglaterra, Irlanda
Ano: 2004
Gênero: Drama

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: