As Artes e o Desenvolvimento Humano

Luis Carlos “Rapper” Archanjo

Para contextualizar o desenvolvimento da “Minha Hipótese de Educação”, ou seja, minha concepção  sobre a transmissão de conhecimento associado à valores humanos, principalmente, àqueles que participam na educação não formal e informal de processos socioeducativos em projetos sociais ou que cuidam da educação básica pública para crianças, adolescentes e  jovens em escolas encravadas em comunidades carentes nos grandes centros urbanos do nosso país. Pela intrínseca relação de objetivos comuns ao desenvolvimento humano segundo concepção holística e, ao mesmo tempo, sofrendo os malefícios de ações extracurriculares caminhando equidistantemente, pela falta de ludicidade na apresentação dos conteúdos que, somando-se aos aspectos de clausura  na formalidade de leis e diretrizes educacionais, acabam regulamentando as relações interpessoais no âmbito escolar. Assim como o malefício do “currículo oculto” atua nos processos da correlação de forças entre abordagens didático-pedagógicas, político-filosóficas que estimulem ou inibem  os  mecanismos cognitivos necessários à identificação com determinantes subjetivas trazidas no bojo do convite ao partilhamento do saber, isto é, aprendizagem significativa  nascida da interação de novos conceitos e informações com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva do aluno. A musicalização e a informática musical serão o pano de fundo para a exposição das conjecturações dos objetivos envolvidos na construção do saber, onde leva-se em conta a singularidade das manifestações comunitárias e toda uma concepção dissociada de ressignificação para uma leitura mais universal, ou seja, ser produtor e disseminador de cultura  pelos vários caminhos de se estar no mundo globalizado ou à margem da infovia. Conciliar ensino-aprendizagem com as ferramentas do nosso tempo não pode soar como proposta educativa com contorno de situação atípica (como querem alguns) pelos vários fatores da evasão escolar e defasagens idade/série por n fatores da historicidade de segmentos da população excluídos das benesses da educação desde o descobrimento.

O Império não foi um momento efetivo da educação como direito universal de cidadania quando  na Constituição Imperial apenas faz menção explícita à educação escolar no art. 179, mas não aponta quem é esse cidadão brasileiro ao tratar das Disposições Gerais e das Garantias dos Direitos Civis e Políticos dos Cidadãos Brasileiros. Logo após veio a República, e somente após a Revolução de Trinta o poder do Estado Nacional se fortalece e ele vai se tornando intervencionista em vários campos da atividade social até chegar ao binômio gratuidade/obrigatoriedade da Constituição de 1934, depois dos debates pela educação na década de 20 até a revolução dos anos 30, o Manifesto dos Pioneiros da Educação de 1932 , a chegada de Getúlio ao poder e a redação da primeira Carta Magna que torna a educação  um direito de todos e obrigação dos poderes públicos . Por si só os desdobramentos da educação nas constituições brasileiras de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988 nos dá um panorama classista-partidário para a relação de ricos e pobres com a educação. Destaque para algumas biografias representativas da intelectualidade egressa das minorias  a partir de remotas experiências abolicionistas e seus aspectos da ação com maior ou menor humanismo daqueles pertencentes a grupos filantrópicos ou atitudes isoladas de partidários da causa abolicionista que detinham o poder da acessibilidade à informação para  transmissão aos seus pares e aos filhos bastardos do entorno da casa grande. Acessibilidade que se perpetuou na vitaliciedade do nosso tempo, cabendo sempre ao corpo docente hegemônico a imposição cultural pelos fatores multifacetados do acesso a graduação e as consequentes formulações preservadas ao longo dos anos em nome da permanência do saber nos espaços de poder, cabendo a este a inculcação de conhecimentos e valores humanos segundo práticas questionáveis de todos do processo educativo que leva ao fracasso das políticas públicas focadas na educação.  Em um universo onde prima a leitura da escola em detrimento a outros contextos subjetivos da interação humana de matrizes formadoras, distintas em todos os aspectos, mesmo que estratificadas pelo multiculturalismo da relação com o pluralismo étnico.

Parece inegável no Brasil a permanência de desigualdades estruturais sociais (de acesso a bens cultuais, materiais e técnico), mas também culturais e políticos: sentimento e percepção da cidadania fragilizados pela situação de pobreza e exclusão, dificultando o desenvolvimento de processos de autonomia e emancipação; níveis baixíssimos de informação e consciência política, especialmente entre os jovens de todas as classes sociais; baixa autoestima e bloqueios psicológicos, indisponibilizando muitas crianças e adolescentes carentes para as aprendizagens indispensáveis à vida social. A desigualdade e a exclusão são fenômenos determinantes para a compreensão da situação social da infância brasileira fora dos benefícios sociais mais fundamentais, inclusive aqueles legalmente garantidos na Constituição e no ECA: proteção, provisão, acesso à educação e à educação e à comunicação de qualidade – voz – (o que, teoricamente, asseguraria o terceiro “p”, de participação). tal situação gera mecanismos de desigualdade que se acumulam, se auto reproduzem e se reforçam, à medida que os sujeitos infantis e juvenis avançam em seus processos de socialização.

Assim, quando a criança muito pobre chega à escola, aos 6 ou 7 anos, ela traz consigo as marcas do déficit cultural de sua condição social de desigualdade e exclusão dos estímulos do universo letrado ao qual pertence a escola. Contudo, estas marcas ainda não são indeléveis e a escola teria possibilidades de integrar esta criança à cultura letrada e ao universo da informação escrita e eletrônica e do saber acumulado pela humanidade. À medida que a criança vai avançando na sua trajetória escolar, ela vai, em muitos casos, perdendo as possibilidades de integração, e as marcas de sua exclusão “por dentro” da escola vão ficando mais profundas, as desigualdades vão se agravando. Quando chegam à adolescência, muitas destas crianças, escolarizadas há anos, mas não alfabetizada plenamente, totalmente excluídas do letramento, estão de tal modo traumatizadas por um processo escolar de fracasso e pela exclusão social, que têm poucas possibilidades de assimilar qualquer coisa que lembre a escola e seu fracasso. Esses jovens chegam ao limiar da vida adulta sem as condições socioculturais mínimas para a vida em sociedade, sem a devida preparação profissional, por exemplo, mas não somente. estão despreparados para a cidadania, para conhecerem e exercerem seus direitos e deveres e agirem como cidadãos responsáveis. São os “excluídos por dentro”  (Bourdieau, 1993), muitas  vezes ignorados pelos professores, que não sabem como lidar com estes alunos. Sua presença é as vezes percebida pelo professor como signo de fracasso da escola e, pelos colegas, como diferente, incongruente, pois destas crianças não se exige o mesmo que para todas as outras.

Numa sociedade em que as oportunidades ainda estão num processo de desvinculação aos valores sociais e humanos do monoculturalismo eurocêntrico determinando as opções profissionais dos seus filhos pela estreita ligação entre formas tradicionais e  mão de obra desqualificada – executores -,   e num outro polo aqueles fora dos acordos internacionais e a equivalência da menor qualidade e tempo de ensino para atender a lógica neoliberal. Particularidades da realidade educacional de tempos da acessibilidade midiática, ocupações liberais e toda uma concepção de empregabilidade que alarga cada vez mais o fosso entre executores e pensadores pelo que a ocupação e escolaridade dos pais acaba influenciando o quadro de repetição para atividades correlatas ao ciclo familiar transmitido à gerações e que, mesmo  na contemporaneidade da globalização,  inviabilizado por mecanismos de políticas que representam interesses políticos não tão democráticos para princípios que amenizem o ciclo de vidas precárias, transmissão intergeracional,  na distância da equanimidade das faixas salariais entre os moradores das comunidades e os que não estão inseridos no contexto da formação histórica atuando na transferência vitalícia de oportunidades no mercado de trabalho cada dia mais tecnotrônico e excludente. Para tais disparidades sociais são vários os mecanismos criados com respaldo legal de leis que ajudam a instrumentalizar e otimizar a inserção social trazida pela maior escolaridade. Mas tal estágio da sociedade estendido as camadas populares implica em questões macrossociais que circunscrevem e limitam o alcance da cultura escolar que historicamente têm privilegiado os “saberes conceituais”  e o pensamento lógico-formal. Por ser assim, a escola institucionalizou-se como espaço para a reprodução de um modelo único (dominante) de linguagem e  de comunicação e que, portanto, corre o risco de ausentar-se de sua função junto ao projeto maior de formação de sujeitos conscientes e livres para a perpetuação das sociedades humanas. A reflexão que se reivindica à escola vai no sentido do convite ao partilhamento de outras linguagens no no seu interior.

É nesse novo espaço, a ser construído pelos sujeitos que dela participam, que se daria o destaque merecido ao lúdico, à arte, ao movimento corporal, às danças, às ginásticas, às lutas, ao circo, entre outras atividades corporais, ou seja, reivindicar tal reflexão por parte da escola significa inaugurar as condições efetivas para a ampliação de um novo espaço educativo pautado em novas significações para trocas socioculturais segundo a  práxis de um saber reflexivo-investigativo destinado à preparação  para a vida no seu sentido mais amplo de autonomia, de liberdade, de emancipação. Por certo, quando uma criança de quatro anos apanha uma prancheta e finge tomar notas a respeito de uma engenhoca armada por um dos seus iguais, e por tentar converter essa inocente imitação num momento de aprendizagem, de um modo geral, significam encorajar as crianças a tentar solucionar problema e a improvisar objetos por conta própria. Considera o autor, como um desenvolvimento positivo quando uma criança se exibe com um par de óculos adultos precariamente equilibrados em seu narizinho ou se a tarefa de experimentar em tudo é quanto fechadura uma chave que se destina a um único armário. Os ocidentais ganharam certa hegemonia no mundo contemporâneo explorando, ensaiando, experimentando e corrigindo; seja em tecnologia, ciência ou nas explorações do oceano ou do espaço exterior. Por outro lado, sem dúvidas, são influenciados pelas tradições orientais também querem preparar a criança para o mundo que irá encontrar. Tradicionalmente esse mundo, caracterizou-se pelo domínio de práticas consolidadas e pelo desempenho de papéis adultos consagrados de longa data; e, assim mais provável que sejam significativos e úteis os modelos precisos exibidos pelos adultos. Além disso, como há tanta coisa herdada do passado que é imprescindível aprender a fundo e dominar. Parece não haver grande vantagem em tomar o tempo das pessoas ou em confiar no acaso para as descobertas de práticas essenciais se já existe um modelo confiável ao alcance de todos, por que não transmiti-lo à criança, para que ela possa dar com desenvoltura o próximo passo e logo o passo seguinte? Pois se a criança fica entregue aos seus próprios esquemas, pode atrasar-se no domínio das práticas mais valorizadas ou, piorando, afastar-se na sua própria e improdutiva direção.

A abordagem acima pode ter o contra-argumento de pais e professores, o que, está de acordo com a proposta das vinhetas expostas pelo autor. Alguns endossarão totalmente o sistema ocidental de “experimente você mesmo”; outros são adeptos do “aprenda com modelos competentes”; e ainda outros, como o autor, enxergam valor em ambas as abordagens, sobretudo quando cada uma é realizada no seio de uma comunidade que nutre a mesma opinião. No ocidente conceituamos a criatividade como o resultado, em grande parte, da iniciativa individual e da solução “solo” de problemas: o Prêmio Nobel centrado no indivíduo sintetiza essa postura de explorador solitário. As sociedades orientais (confuncianas) adotam uma abordagem de colaboração com vistas à criação de novas tecnologias e, usando esse método foram notavelmente bem sucedidos em termos econômicos. O ocidente foi recentemente influenciado por modelos eficazes oriundos da sociedade do Leste Asiático. Muitas indústrias delegam agora a produção a pequenas e predominantemente autônoma equipes operacionais e o trabalho científico, também, acarretam cada vez mais, a colaboração entre dezenas ou mesmo centenas de trabalhadores. Informalmente, durante séculos, e de um modo mais formal em tempos recentes o ocidente aumentou o seu pendor exploratório numa nova direção: para o exame sistemático de outras culturas. A partir dessas considerações, os profissionais das ciências investigativas como: filosofia, linguística, psicologia, sociologia e antropologia, já que de dedicam ao estudo do desenvolvimento humano, concluíram que a pesquisa descontextualizada não pode ir além do ponto do estabelecimento das condições puras de laboratório que por muito tempo utilizou-se a psicologia, sem o experimento de quaisquer vestígios de familiaridades ou contexto. Essa abordagem, que remonta aos dias BEHAVIORISTAS, ainda é praticada em certas áreas da PSICOLOGIA e da CIÊNCIA COGNITIVA.

Muitos investigadores –sobretudo os que se dedicam ao estudo do desenvolvimento humano – concluíram que a pesquisa descontextualizada não pode ir além do seu ponto final de laboratório. Na verdade, diz o autor, desde o momento da concepção, os pais e sua progenitora estão envolvidos nos pressupostos, tendências e visões de determinadas culturas; e esses preconceitos emprestam necessariamente um colorido todo especial ao pensamento, emoções e modelos de desenvolvimento. Seria desnecessário dizer que as instituições educacionais também são significativamente afetadas pelos objetivos e pressupostos das culturas em que estão situadas. Com efeito, as escolas não têm outra escolha senão exprimir ou lutar contra os valores daquela cultura em que estão situadas. Na era digital a internet apresenta-se como a nova tecnologia da inteligência, capaz de aumentar a capacidade humana de aprender e compreender pelos multimeios de conexões interativas, estabelecendo uma lógica dinâmica e não-linear capaz de potencializar formas de aprendizado cada vez mais complexas, e que permite articular várias habilidades simultaneamente. A complexidade destas tarefas podem ampliar a cognição humana – autodidaxia -, propiciar novas possibilidades de aprendizagem, tendo em vista os processos de simulação, hipertextos e multimídia.

“Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento, mas da falta de resolução e coragem no uso da sensibilidade e de conhecimento crítico necessário para superar determinismos da condição humana independentemente da direção de outrem.
(Kant)

Influenciados pelas ferramentas de trabalho dos sociólogos e antropólogos, muitos psicólogos deixaram agora o laboratório e buscam, nos padrões da vida cotidiana, características que tinham antes ignorado. Voltando suas atenções para as escolas, os psicólogos vêem a sala de aula como uma comunidade, onde valores específicos são transmitidos e várias interações são sancionadas ou proibidas; prestam especial atenção as relações de aconselhamento, na família e para além dela; investigam o papel da mídia na socialização dos jovens, examinam certas práticas na sala de aula, como a aprendizagem cooperativa;  os projetos em equipe, ou a comunicação via internet, para determinar o modo como as crianças constroem o partilham o conhecimento. As teorias de aprendizagem (Piaget, Vygotsky, Wallon) e as abordagens institucionais (que estudam a criança do ponto de vista da escola ou da família), embora não tenham de modo algum perdido sua validade, já não dão conta de toda a complexidade do tema que nos ocupa. A rapidez do avanço técnico é tal que as gerações adultas não conseguem acompanhar e perceber com clareza a naturalidade desta apropriação espontânea, isto é, sem a intervenção didática do adulto, que as crianças e jovens da Geração Y costumam realizar em contato com as TIC. Uma espécie nova de autodidaxia está desafiando a escola e, por conseguinte, todo o campo da educação, a produção de conhecimento (pesquisa) como a  formação de professores (Perrialt, 1966; Belloni, Gomes & Carraro, 2007).

Pensar-se na arte musical, sem perder-se do vínculo com a sua história rítmico sonora, como elemento das ações que norteiam as competências necessárias ao desenvolvimento humano, onde os seus aspectos subjetivos como: autodisciplina, autoestima, auto superação, flexibilidade, etc. possam contribuir nos aspectos da participação cidadã em nome da verdade, do belo e da solidariedade como princípios básicos por uma educação menos excludente e mais cooperativa. Indiferente a essa ou aquela linha de abordagem educacional que venha a tornar-se um delineador de ações para educar novas gerações prontas par enfrentar com êxito um mundo que já mudou espetacularmente e está mudando com rapidez cada vez maior, é crucial que se determine o que foi aprendido sobre seres humanos através da psicologia (o estudo da mente), na biologia (o estudo dos genes e do cérebro) e na antropologia (o estudo das diferentes culturas). No caso da educação não  formal praticada nos projetos sociais sérios busco nas justificativas de Libâneo para as práticas educativas que se realizam em sociedade como processos fundamentais da condição humana, onde a pedagogia, segundo o autor, serve para investigar a natureza, as finalidades e os processos necessários às práticas educativas com o objetivo de propor a realização desses processos nos vários contextos em que essas práticas ocorrem. Segundo Libâneo (2005, p. 513-514), as práticas educativas não se restringem à escola ou a família. Elas ocorrem em todos os contextos e âmbitos da existência individual e social humana, de modo institucionalizado ou não, sob várias modalidades. Entre essas práticas, há as que ocorrem de forma difusa e dispersa, são as que ocorrem nos processos de aquisição de saberes e modos de ação de moda não intencional e não institucionalizado, configurando a educação informal. Há, também, as práticas educativas realizadas em instituições não convencionais de educação, mas com certo nível de intencionalidade e sistematização, tais como as que se verificam nas organizações profissionais, nos meios de comunicação, nas agências formativas para grupos sociais específicos, caracterizando a educação não formal. Existem, ainda, as práticas educativas com elevados graus de intencionalidade, sistematização e institucionalização, como as que se realizam nas escolas ou em outras instituições de ensino, compreendendo o que o autor denomina educação formal. Para Libâneo, são esses processos que constituem o objeto de estudo da pedagogia, demarcando-lhe um campo próprio de investigação. Ela estuda as práticas educativas tendo em vista exolicitar finalidades, objetivos sociopolíticos e formas de intervenção pedagógica para a educação. O pedagógico da ação educativa se expressa, justamente, na intencionalidade e no direcionamento desta ação. Esse posicionamento  é necessário, defende o autor, porque as práticas educativas não se dão de forma isolada das relações sociais, políticas, culturais e econômicas da sociedade. Vivemos em uma sociedade desigual, baseada em relaçoes sociais de antagonismo e de esploração. Por isso a pedagogia não se pode eximir de se posicionar claramente sobre qual direção a ação educativa deve tomar, sobre que tipo de homem pretende-se formar, no nosso caso, na educaçã não formal dos projetos sociais.

A reflexão que consideramos atualmente é que, quando a pedagogia assume um caráter mais social, o curso formará profissionais que também atuarão com uma visão diferenciada de Educação e sociedade? Qual deverá ser essa visão? A partir da interrogação de Paula e Machado e a consciência da  nossa condição de ser social vivendo em comunidade   e que, é    esta comunidade  que possibilita o progresso da humanidade e que nas relações com os outros e consigo mesmo o homem se constitui enquanto  sujeito histórico e social. Para os autores de Pedagogia: concepções e práticas em transformação, a análise das concepções educacionais do curso de Pedagogia voltados para a formação  do Educador Social como instrumento da educação formal em atendimento a educação não formal para atender às novas demandas da sociedade e formar agentes de transformação na realidade de desigualdade da nossa contemporaneidade coaduna com as correntes de pensadores que veem a necessidade de proposições de um olhar diferenciado do academicismo reinante em questões epistemológicas e sociológicas de Educação e sociedade  da  nossa temporalidade. Graciani (2006) quando afirma que precisamos pensar em uma educação que seja transformadora e ao mesmo tempo libertária, e que os estudantes de Pedagogia sejam também formados para garantir a educação em qualquer contexto com vistas à inclusão plena dos segmentos historicamente excluídos dos direitos socias, culturais, econômicos e políticos, proporcionando-lhes os meios formativos necessários a alcançarem a consciência crítica perante o contexto em que estão inseridos e a partir de suas ações, conquistarem seus direitos como cidadãos. Dentro desta perspectiva é que emerge a Pedagogia Social, que ocorre a partir da Educação Social. Podemos destacar a contribuição de Caliman (2006, p. 5) a respeito da Pedagogia Social e sua diferenciação da Pedagogia Escolar na:

[…] diz respeito à diferença entre pedagogia escolar e pedagogia social. A primeira envolve o histórico-social que envolve didática, ciência ensinada nas universidades. A segunda, a pedagogia social, se desenvolve dentro de instituições não formais de educação. É uma disciplina mais recente que a anterior. Nasce e se desenvolve de modo particular no séc. XX como resposta às exigências da educação de crianças e adolescentes, principalmente, que vivem em condições de marginalidade, de pobreza, de dificuldade na área social. Mas não só: o objetivo da pedagogia social é o de agir sobre a prevenção e a recuperação das deficiências de socialização, e de modo especial lá onde as pessoas são vítimas da insastifação das necessidades fundamentais. O que é interessante destacar no texto de Caliman quando ele se refere à Pedagogia Social e descreve que “é chegado o momento no qual precisamos sistematizar toda essa gama de conhecimentos pedagógicos para compreender melhor e interpretar a realidade e projetar intrervenções educativa efetivas” a partir do trabalho de campo dos sujeitos envolvidos nesse processo, pois, muito criativamente, formas e estratégias de atuação, que segungo o autor é necessário organizar para que o trabalho ocorra efetivamente. (Coleman, 2006, P. 5  apud PAULA; MACHADO, 2009: 233-236)

Com efeitos, numa era de contínuos avanços científicos, seria criminoso não estar atento para todas essas fontes de informações, e igualmente criminoso dedicar-se a uma delas em detrimento das outras. Apesar das inúmeras variantes para justificar o fracasso no âmbito das escolas públicas, é senso comum entre os pesquisadores dos caminhos que motivam a evasão escolar, a prostração dos jovens para o saber, os caminhos do consumismo facilitado por uma cultura da aquisição de bens materiais  por meios que não sejam os dos valores socialmente aceitos, indiferentes às causas e efeitos dos desdobramentos com resultantes no aumento das estatísticas do quadro de morte de jovens afrodescendente, principalmente, pela inter-relação da baixa escolaridade entre os enumeram as estatísticas de mortes da nossa guerra urbana, por exemplo. Embora com isso muito se diga, muito ainda resta por dizer e por fazer sem se perder o vínculo com o progredir como ser humano na sua totalidade – o que significa mutação. Então se pergunta: como vamos progredir? O progresso intelectual faz-se de forma linear? Quais devem ser os critérios determinantes e ordenadores do nosso crescimento levando-se em conta tanto fatores do multiculturalismo do nosso passado? Se nosso crescimento deve ser orgânico; deverá ser determinado, em parte, por estes elementos tão significativos.

É exatamente numa época de rápidas transformações externas que precisamos reter, pelo estudo de nossas próprias tradições, um cerne de continuidade, do qual pode não surgir á ordem e o significado. Do outro modo, há o perigo de que a personalidade humana e a organização grupal se desagreguem no caos. Dentro do fluxo de transformação, uma importante parte de nós deve permanecer ligada ao passado, se quisermos preservar uma identidade segura e estável. Tomando como exemplo as nossas crianças, podemos observar que, lado a lado com seus desejos por novidades, experiências e mudanças, existe também uma profunda necessidade de repetição, familiaridade e rotina. Em todos os seres humanos é latente essa necessidade geminada (nem sempre satisfeita ou mesmo expressa) de criação e consolidação. Se a novidade é a mutação, significa a entrada em um novo estágio, onde cessam os aspectos da familiaridade e as variantes que se apresentam, ultrapassam as consolidações das experiências passadas, formam a incerteza, a insegurança, e ocorre talvez o colapso, momento em que cessa a criatividade e avulta-se a prostração, até que o passado seja recuperado. Se quisermos ser genuinamente criativos, será suicídio o alijamento das tradições que nos formaram. As formas tradicionais de conduta e pensamento incorporam, freqüentemente, uma certa sabedoria organicamente acumulada. É uma louca presunção de que podemos ignorar o passado, de que o cenário pós-moderno contém tudo do que necessitamos, que pode ser resumido na frase: a tradição é a democracia estendida pelo tempo; mesmo tendo que conviver com a grande ameaça do formalismo. 

Para o pai das inteligências múltiplas, as divisões sobre o que ensinar, quando ensinar e até como ensinar envolve juízos de valor. Tais decisões jamais podem ser ditadas por conhecimento específico da complexidade humana, e que a educação é importante demais para ser confiada a qualquer grupo específico. As decisões sobre metas e valores; elas são apropriadamente tomadas pela comunidade mais ampla e informada, e não por qualquer setor privilegiado, e mesmos àqueles que são afortunados o bastante para estar desvendando os mistérios da mente humana. Antes de existir um domínio explicado dos caminhos da educação, chamado de psicologia, a educação procedia na base do que poderíamos chamar psicologia “leiga” ou “popular”. Toda espécie de pressupostos está embutida nos sistemas educacional tradicionais; alguns parecem tão óbvios que dificilmente merecem discussão.

Foi geralmente suposto que os indivíduos mais velhos estão mais bem informados que do que os mais jovens; que as pessoas mais velhas devem falar e demonstrar, enquanto as mais novas devem ficar caladas e observar; que prêmios devem ser dados àqueles que aprendem bem e castigos aos que parecem lerdos e/ou indolentes; que os professores deveriam ser apenas indivíduos bem familiarizados com a metéria que lecionam, com sua profissão e com as normas da sua comunidade, mas também servir como exemplos morais e éticos.

Cada ser humano tem uma maneira própria de intercambiar-se com o mundo que o rodeia. Dessa relação com o outro se estabelece uma maior ou menor empatia para direcionar o seu potencial a partir dos fatores relevantes da subjetividade atuando nas causa e efeito motivacionais para resolver problemas ou criar produtos que são valorizados em um ou mais contextos culturais. As inteligências são identificadas por um conjunto de critérios que vão desde a representação em partes específicas do cérebro até a suscetibilidade para codificar sistemas simbólicos. Populações especiais como prodígios e sábios exibem com freqüência inteligência em esplêndido isolamento. Os testes de inteligência exploram tipicamente a inteligência linguística e a lógico matemática. As inteligências de maior importância nas escolas contemporâneas com, talvez, alguma amostragem de inteligência espacial também. Mas como espécie, possuímos ainda: inteligência musical, inteligência corporal-cinestésica, inteligência naturalista, inteligência interpessoal e inteligência intrapessoal. Colocando de uma maneira mais ampla os estudos de Gardner.  A análise do comportamento criativo ainda se encontra em lenta e laboriosa pesquisa. “Os fatores inerentes a esse tipo de comportamento não constituem uma mesma atividade intelectual, procura-se correlação entre fatores, e constituem-se como uma realidade que ainda escapa, em muitos aspectos,  à evidência experimental” (Cunha, 1977, p. 54 apud CASTANHO, 2005, p. 93).  A produção criativa depende da cognição e mais ainda das habilidades cognitivas, mas o alto potencial cognitivo, apenas, não faz o indivíduo criativo. Muitas pesquisas têm mostrado que o modo de funcionamento cognitivo desempenha papel importante na vida global da pessoa. Estudos piagetianos têm mostrado que as mudanças nas respostas criativas estão ligadas mais de que tudo ao desenvolvimento cognitivo. O campo da criatividade ainda apresenta dúvidas e resiste ao tratamento experimental por envolver muitos fatores, mas reforça o ponto de vista de que a “educação artística” deve ser um meio de informar o real ou, dito de outra forma, de ser uma atividade que envolve também a inteligência e não apenas as emoções e sentimentos (CASTANHO, 2005, p. 94)

Em qualquer âmbito da educação artística ou arte/educação a ligação com a sociedade é indispensável, seja ensinando apreciação ou orientando atividades. Fomentar o questionamento dos caminhos para a prática de uma aprendizagem que faça uma leitura da realidade local e a sua contextualização dentro de um mundo que está em mudando em vertiginosa velocidade, onde aqueles que não estão habilitando-se com as ferramentas necessárias ao ritmo das mudanças e a conseqüente leitura atualizada das suas proposições educacionais. A partir do exposto no objetivo geral, pensar-se nos pontos eqüidistantes que nos levam a ideais comuns de uma nova relação docente/discente para as ações do aprendizado formal e, ou informal do conjunto dos processos de aprendizagem em que se encontram inseridos crianças e adolescentes das áreas de vulnerabilidade social. Desse diálogo das partes envolvidas, que se formulem propostas dialógicas para novos caminhos que contra-argumentem com a desorganização social e definição como conceito inclusivo, que abrange fenômenos variados como o conflito de papéis, o conflito cultural e disjunção entre meios e fins socialmente sancionados e outras espécies de congruências ou contradições. Os grupos ou sujeitos da exposição às pressões geradas por essas formas de desorganização apresentam maior possibilidade de ignorar ou infringir as normas sociais. Suas reações dependem dos valores, expectativas e dificuldades criadas por suas circunstâncias. Tais contradições culturais, não raro, impõem escolhas difíceis, no decorrer da infância até a vida adulta. Quantos valores contraditórios são amplamente aceitos como válidos levando o indivíduo a incorpora-lo na sua cultura como norma de convivência que ajudam perpetuar valores incompatíveis em nome da massificação qual é exposto. Numa época de rápidas transformações, fica o questionamento se deve evitar ou não o ajustamento a qualquer aragem que sopre. As interpretações psicológicas do comportamento não convencional ou criminal dos protagonistas das estatísticas de mortalidade entre os jovens de 16 aos 24 anos de idade da nossa guerra urbana não precisam apoiar-se nos instintos ou tendências inatas dos estudos de Freud sobre a análise da dinâmica da personalidade. Porquê? Por que os indivíduos podem vir a ignorar os ditames culturais em virtude de sua experiência social particular. Jovens saídos de lares com a ausência de um ou ambos os pais, as exigências ou carências excessivas quais foram expostos, a autoridade rígida ou o conflito entre pais (biológicos ou substituto), e filhos o aliciamento pelo poder substabelecido nas comunidades, por exemplo, redundam às vezes, em tendências psicológicas que estimulam a rejeição ou o desprezo de prescrições culturais. Porque as primeiras experiências são particularmente importantes na formação da personalidade, a não conformidade parece refletir o malogro da socialização. A má vontade e a inabilidade para inculcar respeito pelos outros ou pelos valores sociais predominantes a estimulação de sentimentos agressivos ou hostis, ou mesmo a transmissão direta à criança de hábitos ou interesses socialmente objetáveis.

É fundamental  considerar  as  contribuições da arte no processo educativo individual ou coletivo e sua dimensão inclusiva possibilitando o desenvolvimento de trocas interpessoais não segregadoras, que tenham a arte como fio condutor enquanto forma de expressão e comunicação potencialmente aberta a todos os alunos, indiferentes de suas características ou necessidades especiais,  fundamentadas no paradigma da inclusão, cooperação e na concepção de que a relação estabelecida entre pessoa com e sem deficiência física, mental ou sensorial, assim como a relação dialética entre o social e o individual, entre o particular e o universal, devem ser considerados como referenciais básicos para a construção de uma sociedade menos discriminadora e excludente e de um sistema educacional inclusivo. Tais considerações nos levam ao pensamento do filósofo inglês Herbert Read, que resgata o pensamento de Platão e defende a tese de que a arte deve se constituir a base da educação para a formação integral  do ser humano. Assim como temos o pensamento do arte/educador austríaco Lowenfeld e a importância do desenvolvimento da sensibilidade perceptual no processo educativo. Defende a ideia de que o homem aprende através dos sentidos e a escola deve priorizar a experiência sensorial, ao invés de limitar os processo de aprendizagem ao domínio lógica de certas respostas definidas e preestabelecidas, descontextualizadas da experiência do aluno. Segundo o autor, a atividade artística mobiliza a capacidade de procurar e descobrir respostas, levando à descoberta de novas perspectivas e formas de compreensão de si mesmo, do outro e do meio. “Viver cooperativamente, como seres bem-ajustados, e contribuir, de forma criadora, para a sociedade tornar-se  um dos mais importantes objetivos da educação” (LOWENFELD, 1977).

“ESTUDE O PASSADO, SE QUERES PREVER O FUTURO”
Confúcio

Um pregador religioso  não é  considerado um discípulo se simplesmente repete as palavras do mestre. Um discípulo engrandece os ensinamentos de seu mestre, aplicando-os efetivamente em diferentes épocas e circunstâncias. A contextualização acima é o mote para falar-se do empreendedorismo a partir da essência de mais um modelo americano sobre conexões de negócios, desenvolvimento humano, onde os sucessores têm de ser melhores que seus predecessores. Isto quer dizer que só poderemos construir um futuro melhor moldando seu sucessor, seja ele estudante, subordinado ou qualquer indivíduo da nova geração, para que sejam todos melhores que você. Ao provocar mudanças nas questões que mais importam ao ser humano, esses novos empreendedores, usando esse ou aquele enfoque, sem esperar pelo poder público, principalmente, lançam projetos que podem transformar setores sociais e melhorarem a qualidade de vida dos seus iguais e de tantas outras pessoas, sem os adjetivos da caridade, mas em transformação, isto é, transcender a condição humana por questões de fatalidades do destino, falta de oportunidade ou qualquer outra colocação do repertório de justificativas que cercam as mazelas da nossa má distribuição de riquezas. Tão somente a consciência de todos envolvidos ou não nas ações do terceiro setor, da iniciativa privada e no aporte ao cumprimento das obrigações do poder público para o questionamento do real significado e contribuição de papéis em prol dos que aqui habitam e a vontade de fazer algo relevante, que de a contribuição necessária a partir da perspectiva de gerar mudanças em vidas e circunstâncias. No atual estágio da educação no nosso país, a busca de caminhos que ajudem a otimizar o quadro de caos ante a impotência para o restabelecimento do fluxo natural dos nossos jovens em direção ao saber, eliminando a evasão escolar, a violência intramuros e no entorno da escola, a defasagem entre idade e série, o déficit cultural, e outras colocações que suscitam o envolvimento não só dos educadores, sociólogos, antropólogos e outros profissionais que atuam na busca de respostas e soluções para as demandas do ambiente escolar, pois, além do capital humano de Throdore Schultz, também temos todo o processo necessário ao funcionamento estrutural da parte física e burocrática em atendimento ao que prescreve os deveres e direitos segundo as leis e diretrizes do ensino. É no espaço de interseção entre políticas educacionais, educação física, artes, desenvolvimento humano e parâmetros curriculares nacionais que faço a  proposta reflexiva baseada em princípios teórico-metodológicos de teorias críticas e as questões emancipatórias, principalmente, pelo que os espaços comunitários têm de identificação com o movimentar-se, diferentemente do engessar na subjetividade de formar pessoas enquadradas em contextos que as formas expressivo-comunicativas externadas pela expressão corporal são entendidas na maioria das vezes como descompostura para a cultura da docilidade reinante (RODRIGUEZ, 2002, p. 138).

“Num mundo em que se valoriza demasiadamente a obtenção de graduação, vale a pena uma pequena pausa: Se formos beber nas origens da educação, encontraremos que educar é a arte de ensinar a pensar. Entretanto, se analisarmos a educação com a que recebemos, veremos que a escolas estão mais preocupadas em passar conteúdos do que em desenvolver o pensamento. A COMISSÃO INTERNACIONAL SOBRES EDUCAÇÃO PARA O SEC. XXI, da UNESCO, definiu a nova educação como um conjunto de quatro aprenderes: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. O primeiro deles refere-se a saberes codificados, ou seja, aquilo que podemos encontrar nos livros, e, em geral, é passado pelos professores nas salas de aula. O aprender a fazer está ligado ao desenvolvimento de habilidades e competências, sem as quais o conhecimento perde o sentido. O aprender a conviver refere-se ao desenvolvimento do espírito de sociabilidade e da capacidade de comunicação, fundamental quando se percebe que atualmente tudo depende de parcerias. O aprender a ser está relacionado ao respeito à moral e à ética, o que complementa a formação de uma pessoa. Esses três últimos aprenderes podem ser recebidos da escola, mas com certeza, são tão ou mais desenvolvidos fora dela. Essa reflexão nos ajuda a entender alguns fatos intrigantes, como o fracasso pessoal e profissional de algumas pessoas estudadas, e o sucesso, às vezes espetacular, de pessoas que não estudaram. A colocação anterior analisada pela perspectiva da filosofia, diz que, quando nascemos, os costumes se apoderam de nós e nossa acompanham por toda vida. Os que transgridem serão punidos, e os que transcendem estarão autorizados a falar em nome das pessoas.”

Já foi mais que demonstrado que todos os gênios da história eram pessoas capazes de usar com a mesma proficiência o raciocínio lógico e artístico, o visual e o verbal. O estudo musical, por exemplo, melhora a aprendizagem da matemática. É preciso harmonia, não adianta ser bom em apenas uma coisa, pois uma habilidade depende outra. Música é matemática pura, apesar de não sentirmos dessa forma. Dizer que o raciocínio lógico não pode ser criativo é pura mistificação. Portanto, na educação os objetivos são conflitantes a partir de uma visão mais filosófica, o que suscita uma reflexão engajada de todos que utilizam a arte como instrumento de transformação a partir de olhares e práticas diferenciados que florescem nesse campo de atuação da criatividade humana em que implicações e possíveis tendências no encaminhamento de propostas e novas vias de intervenção política sobre a realidade social, pois são questões e preocupações que nos remetem a complexidade da situação social do país. Diante dos extremos desse quadro social, essas provocações buscam evitar a paralisia, a abstração e a impotência ou causar alienação. Assim sendo, a proposta de musicalização até a informática musical nas artes dos projetos sociais não vem em detrimento aos valores cultural musical da nossa formação histórica feita ao som dos tambores africanos, principalmente, e sim, estimular àqueles que participam dessa tradição secular a irem em encontro das ferramentas necessárias à atualização ou que os ajudem na interface com outras culturas onde a prática musical se faz através de técnicas que se universalizaram e, com isso dando uma leitura atualizada a sons e ritmos que caracterizam a pulsação rítmica da formação musical influenciada pelos sons do legado dos signos do passado, presente e futuro na costura do tecido social com sua pluralidade racial na busca de ressignificados para um mundo a cada mais uniforme. Tais perspectivas de educação musical somada aos bens culturais e a valorização do ser humano, e a conseqüente transformação do bem cultural em caminho da sustentabilidade, onde os produtos sociais desta poderão sair do espaço circunscrito da favela e, ou do preconceito para a visibilidade através do bem cultural, e assim, saindo para a visibilidade por caminhos que não pelos da violência que projeta e estigmatiza as ações na busca de fazer-se visível, e o conseqüente rompimento com a situação extrema que aprisiona a juventude e paralisa a sociedade. Quando Bourdieu  (1996, p. 33 apud CASTANHO, 2005, p. 94), fala da historicização dos produtos culturais mostrando que todos pretendem a universalidade, alerta para o fato de que historicizá-los não é apenas, como se crê, relativizá-los. É também “restituir-lhes sua necessidade arrancando-os `a indeterminação que resulta de uma falsa eternização e relacionando-os às condições sociais de sua gênese, verdadeira definição geradora”. Em qualquer âmbito da educação artística a ligação com a sociedade é indispensável, seja ensinando apreciação ou orientando atividades. o ensino da arte haverá de chamar a atenção do estudante para o permanente papel transformador que as criações artísticas desempenham na história humana. É preciso saber ver, como alertou Snyders (1974, p.340 apud CASTANHO, 2005, P. 94): as pessoas que determinam mudanças radiciais são as que assimilaram mais profundamente a cultura existente, penetrando até os elementos revolucionários inclusos. E, geralmente, são escamoteados esses elementos revolucionários contidos na obra de arte para apresentá-lo como ilustração dos períodos históricos, desprovida de sua força transformadora e fundamente arraigada na vida social. Isto se deve, entre outras causas, ao fato de que a formação da sensibilidade, a experiência de formas novas, a confrontação e a crítica de conteúdos diversos contribuem para o desenvolvimento da personalidade, tendo efeitos políticos (SNYDERS, op. cit., p. 340). Apontar a história humana como um constante movimento de transformação do aqui e agora. A concepçãode arte imbricada no concreto procura estabelecer a ligação entre arte e sociedade, vendo as manifestações artísticas como formas de especulação sobre a realidade em nada inferiores ou superiores, do ponto de vista gnosiológico, às outras formas mais estudadas e valorizadas tais como a matemática e as demais ciências.

Os projetos sociais dentro das comunidades pobres, com certeza são um dos instrumentos mais eficazes na veiculação de notícias animadoras oportunizando os nossos jovens na sua aquisição cultural a partir da consciência de profissionalização para atender as demandas da sua área de atuação, bem como, estarão difundindo cultura como canal de diálogo para enfrentamento as demandas locais em busca de novos horizontes para o imaginário coletivo, que prostrado pelo medo, não se sente convidado a participar na invenção de novas realidades, a redesenhar o mapa geográfico ou o xadrez territorial , agora configurado pela cromática ebony and ivory representando a presença do estado com as folhas de caderno, o lápis e a borracha, o jogo de xadrez, o arroz com feijão gostoso e novos números para as estatísticas de avaliações que nos permita acreditar ser possível reverter o quadro que não nos permite sonhar um futuro com novas leituras para realidades nascidas da escola que não ensina o vocabulário da cooperação e da paz, ou seja, cria a ambiência para os processos de defecção dos seus sujeitos quando no seu fazer pedagógico insisti em dividir a sala de aula em vermelhos e azuis, principalmente.

Que os novos objetivos da educação consiga trazer novo alento em áreas agora pacificadas e descortinadas para possibilidades harmônicas que um dia Paul McCartney e Stevie Wonder traduziram para o mundo, e que a nossa cidade maravilhosa possa mostrar em 2014 e 2016, também, que a desarmonia alvinegra do passado comunitário seja a lição de que morro e asfalto como um só corpo, “junto e misturados” no bom vivant do espírito carioca de ser, é que faz o diferencial da “Cidade Maravilhosa”. Não custa nada imaginarmos um passado recente de crianças nas calçadas, casas com varandas, da cerveja gelada na esquina, dos campos de várzea, de moleques com calça curta e pé no chão e sem armas na mão, num mundo onde todos serão vencedores pelos novos aspectos que não alimentem folhas de menos valia,  fragmentação na relação morro asfalto, e os jornais possam veicular notícias de vitórias ao pessimismo,  de resultados positivos das políticas públicas contra a barbárie, dando a sua contribuição  no enfoque com contornos menos estigmatizantes para o coletivo e menos  potencializadores dos aspectos da periculosidade como via de visibilidade, como se apontando esta via como o lugar comum para a aquisição de bem material e status social, para aqueles que trilham os caminhos da comunidade  e a circunscrição da pobreza associados à violência urbana, no descaso  de ações sociais do poder constituído e o seu papel de compartilhar com as demandas locais numa maior credibilidade para com aqueles capazes de dominar as ferramentas necessárias para romper as barreiras psicológicas na busca de empoderamento necessário para trilhar por caminhos onde o Estado não se faz com a devida presença. Seja através de parcerias com o poder público,  ou da proatividade de lideranças comunitárias em parcerias com empresários do setor privado na criação de espaços para a compartilhamento de empreendedorismo e responsabilidade social através da multiplicação de espaços de circulação de bens culturais e consequente impacto na qualidade de vida da comunidade, onde a classificação dos espaços de transformação social não sirva de impeditivo pelas denominações de mercado. Olhar para as experiências que nos chegam dos projetos sociais significa compreender que a arte e a cultura oferecem um espaço privilegiado para o jovem se expressar e se autogerir; além de exercer um enorme poder de atração, trazendo-o para processos educativos  de construção de identidade, fortalecimento nos processos de auto-regulação para uma leitura de mundo concomitante ao  exercício da cidadania, gerando caminhos para  inserção no mercado de trabalho e, principalmente, dando uma nova ressignificação para a relação morro/asfalto de uma cidade fragmentada por favelados e moradores do asfalto..

A mediação do processo de criação e produção de um espaço motivador e facilitador da reflexão, fluição, produção e conhecimento da linguagem artística deve ser o objetivo da escola. A prioridade não está na  formação de um artista ou apenas na formação técnica do aluno, mas na viabilização do acesso ao conhecimento do campo da arte e da experiência sensível da criação artística que possam contribuir para despertar e estimular a formação de um olhar mais inteligente, crítico e sensível sobre a realidade. Nesse sentido, tomamos a linguagem  artística explorando sua  potencialidade como prática mobilizadora de diferentes formas de olhar, revelar e compreender a realidade. Ou seja, sair da atitude de que as manifestações egressas da comunidade subentende externação simbólica da representatividade dos estratos sociais que a compõem, o que significa a folclorização na contramão do conhecimento embasado no histórico cultural   e suas significações do ponto de vista  da evolução  possibilitando a ampliação de seu universo de representação e fruição por caminhos mais conscientes da intervenção a partir do referencial teórico-metodológico, por exemplo, como forma de empoderamento da sua vocação artística e, assim, através da experiência de criação artística, consciente, viabilizar outras possibilidades de produção de significação, de criação de narrativas materializadas em diferentes suportes, de exploração da intertextualidade, de mobilização das relações humanas em que as linguagens artísticas signifiquem construção de conhecimento, ou ressignificação da história individual e  social, a comunicação e expressão, o sentimento à inteligência coletiva do seu mundo informal e em  áreas afins do conhecimento formal, diferentemente da percepção míope  do processo excludente vigente. Muitos são os caminhos para o empoderamento daqueles egressos da vida comunitária através da arte: seja por meio de políticas públicas ou de filosofia de vida, onde a busca de capacitação através do estudo, com a conseqüente profissionalização, ou outra máxima qualquer que mova as suas ações para  atingir objetivos muito mais ambiciosos do que pensam ser possível ante aos impedimentos por uma série de fatores circunstanciais – a maneira como fomos criados, nossa história familiar, nossa cultura, nossos meios de informação, nossa própria energia individual – colaborando para formar a percepção do quão longe podemos ir e do quanto podemos realizar. Aí está o xis da questão: Aqueles circunscritos no design econômico da favela não acreditam em si mesmo devido à sua história, ou a sua história é o resultante direto dessa crença? Culpamos a história da história das nossas matrizes formadoras? Ou o que interessa é aprender o quanto à crença na capacidade de traçar o próprio destino é importante para a construção de um país e do futuro de cada um?

Pensar-se nas indagações anteriores é abrir-se para novas considerações a respeito da culpabilidade do poder público nas esferas municipal, estadual ou federal pelo que está como está porque este não resolve. Tudo mesmo, desde a inflação, à seca do nordeste, incluindo à saúde, a educação pública, a violência e a miserabilidade de grande parte da população. Então, porque a sociedade civil não se organiza para a efetivação da sua presença junto à mesa de negociações para a discussão da qualidade das escolas, da busca de caminhos para os problemas da miséria que empurra as famílias das comunidades para as ações assistencialistas e em troca de se locupletam com as arbitrariedades do poder substabelecido, com o conseqüente impacto social dos subprodutos destas em suas vidas? Porque somos cidadãos hesitantes em organizarmos para irmos à luta e atacar de frente seus problemas, em vez de esperar sentados pelo poder público nas suas várias esferas, mesmo que diante da burocracia de fatores estruturais que só podem ser mudados por ações do estado. Atualmente fala-se muito em gestão compartilhada para as políticas públicas, onde à iniciativa privada é dado o aval de cumprir parte do papel do estado. Por que a sociedade civil organizada não poderia também se capacitar para a autogestão das demandas sociais mais emergentes e compartilhar objetivos com o estado?

Na falta da disciplina de Educação Musical na escola de origem, a iniciação musical propriamente dita  poderá ser vista como um elemento de interdisciplinaridade com  conceitos matemáticos, por exemplo, com toda ludicidade que caracteriza o processo educativo do contra turno. As aulas são levadas às crianças e adolescentes a partir de uma seqüência instrucional planejada para o encadeamento dos conhecimentos musicais desde o aprendizado do uso de linhas e espaços na construção da pauta ou pentagrama e a posterior distribuição das notas nos mesmos. Após o domínio da localização espacial das linhas e espaços são apresentadas as figuras rítmicas positivas e as respectivas negativas ou pausas a partir das partes que as compõem, a sua divisão proporcional e a sua utilização na métrica do compasso através de uma visão pormenorizada através do uso do ostinato, exercícios de coordenação motora em detrimento as dificuldades de localização das notas nas linhas e espaços. Nesse primeiro estágio,  são observados alguns elementos subjacentes ao estudo da música como: disciplina, autodisciplina, motivação, auto superação e flexibilidade. Para a transcrição do apreendido de teoria musical é feito o uso do corpo como extensão rítmico-sonora e instrumentos de percussão como: pandeiro, caxixis, pau de chuva, tamborim, praticado, baquetas (para estudo da técnica de baqueteamento), apitos imitando sons de pássaros, berimbau, xequere.

A atividade de musicalização leva em conta os desejos do aprendizado e dos conhecimentos musicais trazidos por aqueles que fizeram a opção musical. Primeiramente a partir de uma análise do contexto social em que está inserido criar-se a empatia necessária a uma abordagem da proposta do estudo e prática musical segundo caminhos a ser percorrido por qualquer pessoa que deseje superar os questionamentos secundários ao objetivo primeiro de desejar para si as competências necessárias para fazer através desta o seu caminho para a busca de valores da auto-superação e autodisciplina, principalmente, pelo que a arte exige àqueles que enveredam pelo seu caminho. A partir das observações diárias da participação, motivação e externação da musicalidade latente, delinear as abordagens necessárias à construção de uma consciência musical mais universalista para as possibilidades de novos questionamentos e direcionamentos da praticidade do aprendizado musical consciente, renovado para os clichês dos objetivos apenas da ocupação do tempo enquanto no período do trabalho sócio-educativo, visto estar-se levando em conta o esforço mental desprendido por aqueles que tenham cumprido a primeira jornada, configurando-os a valores incapacitantes da condição humana de subverter dinâmicas do histórico pessoal como sinônimo de  incapacidade para a autorrealização em metas onde se exija o uso da intelectualidade. Outrossim, esclareço, é necessário levar-se em conta as observações de abstração, cansaço, fatores pessoais que interferem no aprendizado, todavia, não se pode coloca-los como incapacitados para a exposição ao exercício mental por maior tempo que a média daqueles pertencentes a determinado grupo de pessoas, aqui no caso, as crianças na condição de vulnerabilidade social.  Através de uma visão consciente dos seus objetivos no estudo de música propriamente dito, criar-se os caminhos motivacionais necessários para que se torne uma coisa prazerosa a descoberta das figuras de ritmo, pausas e a divisão proporcional dos valores negativos e positivos. Na dinâmica das atividades são usados elementos que estimule a percepção de si e das possibilidades rítmico-sonoras naturais do mundo que os rodeia. No segundo estágio são levados aos instrumentos convencionais de percussão na aplicação do conhecimento musical apreendido e sua aplicabilidade na construção de um espaço sócio-educativo que considere a diversidade cultural e as habilidades e as competências a serem trabalhadas para inseri-lo nas políticas do aprendizado continuado, introduzindo-os aos processos da aquisição do conhecimento solidário para que este não se perca da sua história, isto é, conhecimento na perspectiva do desenvolvimento humano.

Após o primeiro contato com os elementos para a construção musical propriamente dita, são levados naturalmente ao entendimento da escrita musical e a sua conseqüente aplicação ao instrumento. Paralelo ao aprendizado musical, observa-se as deficiências em algumas habilidades ou competências necessárias à vida escolar. Das observações do instrutor quanto às questões que interferem no aprendizado, foi observado por este que: pela estreita ligação entre o emocional, o pessoal e o cognitivo, a leitura da escola não está atendendo as necessidades de um olhar mais atento para a realidade extracurricular inserida no bojo da postura no âmbito do espaço da sala de aula, o que suscita a autopercepção e a heteropercepção de quem está inserido no processo educativo formal ou informal dos que estão contextualizados ao olhar piegas das distinções socioculturais e econômicas das matrizes formadoras  e a conseqüente edição do ambiente em que o aprendiz não se sente inserido à proposta teórico-metodológico, já que esta por seus motivos incapacitadores, não o convida a participação efetiva pela construção prazerosa do saber e ao conseqüente aumento da autoestima, sentido de pertencimento, auto superação, autodisciplina abrindo para a busca do enfrentamento das dificuldades inerentes ao quadro social de origem, nascido de estímulos à percepção de ser parte de uma ótica mais humanizada das suas particularidades e potencialidades como ser humano único e não como alvo das questões pertinentes as mazelas sociais e o reflexo destas no cotidiano das pessoas, o que vai além da visão distorcida da associação de vulnerabilidade social e incapacidade para superar os apelos da abstração ante a necessidade de permanecer-se durante mais tempo fazendo o uso da intelectualidade. Tão somente a permissão deste ao conhecimento das suas possibilidades sem as restrições externas dos ruídos da interlocução cultural acionando os mecanismos da descontinuidade para os saberes da escola formal sem detrimento aos seus saberes de cidadão ou cidadã da comunidade pode-se formular os princípios básicos para uma nova educação a partir dos eixos da verdade, do belo e da bondade segundo o autor da TEORIA das INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS.

São parceiros os professores de Educação Física, Psicomotricidade, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Expressão Corporal. A educação física contribui no registro dos alunos dispensados para as turmas de musicalização, hora atuando no estímulo a não descontinuidade     pela falta de elementos da multidisciplinaridade criando a ponte de correlação da atividade corporal da educação física com os elementos comuns à prática desportiva associada aos equipamentos e técnicas onde há toda uma conotação de preparação física, portanto, um apelo maior da participação na quadra ou no campo de futebol pela associação dessas práticas com as brincadeiras e com o jogo de bola, que por uma ordem natural mexe com o imaginário de meninos e meninas, levando-os algumas vezes ao questionamento da participação na atividade em que já estava inserido ou o abandono para as novas possibilidades trazidas no bojo do aprendizado musical associado à elementos da psicomotricidade pelo que as combinações rítmicas podem fazer no trabalho lúdico para pés e mãos, coordenação motora e tantas outras contribuições a partir do domínio da divisão rítmica aplicada ao corpo como extensão rítmico-sonora, por exemplo. Nas observações dos motivos da maior ou menor participação, detectei que as crianças do turno da tarde já trazem os reflexos do cumprimento da jornada na escola, sendo necessárias o uso de artifícios motivacionais complementares como estímulo para uma participação efetiva na elaboração dos caminhos para o desenvolvimento do conteúdo de teoria musical a ser apreendido em face da repetição de algumas habilidades correlatas as do ambiente escolar, porém, necessárias ao universo do musicista pela estreita ligação com leitura e a escrita do estudo formal, mesmo que já utilizado no período escolar da primeira jornada somado ao pensamento comum da ligação entre o estudo de música, o novo, o uso do raciocínio lógico (matemática), os clichês do universo das ações socioeducativas dissociadas da ação educativa para a continuidade divergem com a proposta do uso do teórico/prático da educação musical como elemento formador da cidadania, instrumento da interação pedagógica para demandas que suscitam a apreensão dos códigos sociais da acessibilidade,  que os torne empreendedores conscientes do potencial das mídias  com poder de formar opinião ante ao desestímulo de contratempos da condição socioeconômica do contexto onde estão inseridos e outros pontos que os deixam reticentes quanto à opção pela opção musical, sucumbindo-os a opção menos exigente nos aspectos da intelectualidade como algo a ser abominado em nome de um senso comum da prostração ante aos caminhos formais da escolaridade. Como caminho para otimizar a relação estudo/prática musical, tento partir da desconstrução dos clichês sem perder o vínculo com as suas realidades de comunidade e os instrumentos de percussão, como também os levando a descoberta do próprio corpo como extensão rítmico-sonora, dos sons naturais que ainda fazem parte dos locais mais recônditos das comunidades e das possibilidades da construção de instrumentos para a concepção e percepção de que o som é parte de uma informação rítmica que pode ser transformada segundo as vontades do processo criativo dos sons internos e da dinâmica do metrônomo interior de cada um a partir de objetivos traçados para a utilização dos primeiros ensinamentos da proposta filosófico e didático-pedagógica necessária a construção da opção consciente quanto ao uso da teoria e prática musical na formação do futuro musicista e posterior músico. Tais observações levaram-me a reflexão do quanto a musicalização pode cumprir o seu papel social ao atuar no processo do desenvolvimento humano (GARDNER, HOWARD) e nas atividades comuns à Educação Física quando na jornada anterior a do currículo escolar pela reciprocidade de que trás nos condicionamentos da transcrição da notação musical para a coordenação motora com o uso de membros inferiores e superiores, lateralidade, percepção somado aos elementos da ludicidade. A psicologia e a expressão corporal pelo seu trabalho conjunto utiliza-se do aspecto multifacetado da música para a construção de projetos onde o conhecimento musical dá a sua contribuição em objetivos comuns da relação multidisciplinar e interdisciplinar, ou transdisciplinar pela presença de meninos e meninas em aulas de musicalização somando-se à construção pedagógica de atividades parceiras onde a correlação didático-metodológica crie elos para a composição de idéias onde o conhecimento musical se faça de varias formas, seja através do conhecimento rítmico, associação entre objetivos pedagógicos e estilo musical, construção poética ou o acompanhamento instrumental se faça necessário.

A tensão permanente entre o esporte na escola e o esporte da escola no livro Educação Física e Aprendizagem Socia de Valter Bracht, busquei a reflexão acerca da contribuição da Educação Física no processo de socialização de criança e de adolescentes. No Capítulo 3 do livro, depois de salientar que existem diferentes valorizações desse processo decorrentes de diferentes visões de mundo e afirma que a socialização através do esporte escolar pode ser considerada uma forma de controle social, pela adaptação do praticante aos valores e normas dominantes como condição alegada para a funcionalidade e desenvolvimento da sociedade. Um dos papéis que cumpre o esporte escolar em nosso País, então, é o de reproduzir e reforçar a ideologia capitalista, que por sua vez visa fazer com que os valores e normas nela inseridos se apresentem como normais e desejáveis pelos vários discursos na subjetividade do sentido educativo do esporte. Em outra passagem o autor é ainda mais rigoroso e taxativo na análise sobre as possibilidades de o esporte ter um sentido educativo:

 … realmente o esporte educa. mas, educação aqui significa levar  o indivíduo a internalizar valores, normas de comportamento, que lhe possibilitarão adaptar-se à sociedade capitalista. Em suma, é uma educação que leva ao acomodamento e não ao questionamento. Uma educação que ofusca, ou lança uma cortina de fumaça sobre as contradições da sociedade capitalista. Uma educação que não leva à formação “do indivíduo consciente, crítico, sensível à realidade que o envolve [OLIVEIRA, 1993, p. 63)

Na área de Educação Física Escolar há muitas discussões sobre os conteúdos que devem ser trabalhados pelos professores, as abordagens e áreas de conhecimento que ela abrange, além disso, estuda-se o movimento com técnicas sofisticadas buscando a perfeição e adota como conteúdo da Educação Física conteúdos das áreas mais diversas como as médicas, a biológicas e humanas entre outras, esquecendo o ponto chave da questão: o ser humano historicamente criado e culturalmente desenvolvido de uma maneira integral e única, destacado pelo Coletivo de Autores (1998). Do histórico-social marcado pela formação com predominância na área biológica, os profissionais da Educação Física  não tiveram acesso às discussões socioculturais, haja visto a concepção de corpo como um conjunto de sistemas e não como cultura, o esporte era de alto rendimento ou passa tempo, não lidava com os fenômenos políticos e culturais da época, a Educação Física não tinha o caráter cultural, essa concepção nos chama a atenção para as atuais dificuldades do seu papel na escola do nosso tempo/espaço. O Coletivo de Autores vem reforçar a citação acima e nos mostra uma nova tentativa de inovar e buscar uma nova reflexão para a Educação Física quando destaca, no passado a perspectiva da E.F , tinha como objetivo o desenvolvimento da aptidão física do homem, onde a contribuição histórica é relativa aos interesses da classe dominante. mantendo uma estrutura capitalista, mas hoje essa área começou a ter uma nova reflexão, sob um aspecto lúdico buscando investigar a criatividade humana e a adoção de postura investigativa e produtora de cultura. Na sua condição de promotora da cultura corporal do movimento, isto é, na perspectiva que o movimento é o seu objeto de estudo, sem, entretanto, esquecer o caráter social e cultura que a E.F deve exercer em seus alunos não deve ser deixado de lado ao assumir, também, a responsabilidade dada aos professores quanto a transmissão e ensino de conhecimentos que transformem a realidade social. Segundo Medina (1948), o homem só pode evoluir, cada vez mais, através da percepção gradual que se dá em relação a si mesmo, em relação aos outros, em relação ao mundo, assim nosso papel como educadores é o de proporcionar essa interação e conhecimento cada vez maior do ser humano com o mundo e suas relações.

Na perspectiva de Oliveira (2004) a E.F existe em função do homem, enquanto ser individual e social,  sendo assim temos que entender o indivíduo como um todo, nas suas várias formas de se relacionar com o mundo e a E.F como Cultura Corporal de Movimento têm que estar atenta as singularidades que formam o coletivo escolar. Pensar que a cultura de movimento envolve a relação entre corpo, natureza e cultura por meio de uma lógica recursiva é pensar que as técnicas corporais influenciadas pelo funcionamento orgânico e pelas trocas culturais, ao mesmo tempo em que criam e recriam os jogos, as danças, os esportes, as lutas ou as ginásticas, provocam mudanças tanto no organismo quanto na sociedade em que estão inseridas. Percebemos que os textos da cultura, como as danças, os jogos, os esportes, as lutas ou as ginásticas possuem uma relação constante com os códigos do funcionamento orgânico e com os códigos da linguagem. Ao reconhecer que os atos corporais são fenômenos biopsicossociais, Mauss (1974) já se empenhava em tecer relações entre a Biologia e a cultura,  uma vez que reconhecia que determinadas técnicas corporais influenciavam os fenômenos biológicos. Com relação a significação dessas práticas corporais possuem significados originais de acordo com o local em que foram produzidas, podendo mudar conforme o novo contexto e a interpretação das pessoas que a vivenciam ou apreciam. Nesse sentido as técnicas corporais são dinâmicas, isto é, varia conforme a educação, as diferentes experiências vividas e as trocas culturais. O corpo é o fundamento da E.F e ratifica a relevância da disciplina para uma melhor integração de saberes adquiridos e revela, a partir da sua memória, como estes saberes são inscritos na memória corporal e constituem sua participação social. Do ponto de vista pedagógico, pode-se dizer que a base para uma aprendizagem significativa está marcada na qualidade da comunicação corporal que vai revelar o sujeito da história. isso porque cada sujeito tem um tempo, uma modalidade de ser, de aprender e participar do mundo. O curso de E.F na pedagogia significa criar possibilidades para uma pedagogia que favoreça as manifestações corporais vinculadas à história da humanidade e ao papel social do ser humano como produtor da história da existência humana.

A aproximação e homogenização das mais  diferentes perspectivas pedagógicas a partir de um denominador comum: a expressão “cultura corporal” como base para a definição e elaboração  dos eixos de conhecimentos teórico-metodológicas, político-ideológicas, filosófico e didático-pedagógicas de que trata a Educação Física (dança, capoeira, luta, esporte, jogo, mímica, circo…) quando ao assumir a expressão cultura corporal, explicita suas fundamentações teóricas (filosóficas e pedagógicas), bem como a finalidade ou as intenções da prática pedagógica da E.F como fio condutor pelas vertentes do empoderamento advindo de intervenções com caráter inter e multidisciplinar para se compreender os valores de comunidade e através de aulas de transformação desde a pré-escola, ensino fundamental e médio, por exemplo, onde os sujeitos do processo educativo  possam colher frutos de uma ambiência cultural que valoriza a bagagem cultural  corporal de seus sujeitos e, esta possa ser produto intercâmbio com a concepção de motricidade da escola e o conseguente fortalecimento de todos os envolvidos em objetivos do desenvolvimento humano advindo de aulas de transformação trazida no bojo da identificação e articulação de indivíduos e grupos em prol de uma rede de cooperatividade cidadã em nome da dignidade do outro, mesmo que utópica aos olhos dos céticos, ante aos adjetivos de menos valia que estigmatiza aqueles que buscam a mobilidade social através da ação emancipatória da educação. Segundo pesquisadores na área da educação, atualmente temos um índice de reprovação e abandono de 10% a 15% no segundo grau conforme registro no censo escolar de 2005 – os mais altos em 10 anos. Para os estudiosos do assunto, será necessário repensar na educação como projeto sócio-político, onde se faça o uso da inter e multidisciplinaridade e a reedição das diretrizes curriculares aprovadas em década passada, que preveem ensino contextualizado, permeado por temas de interesse coletivo. Porém, no passado às escolas não aderiram à proposta, porque lhes faltaram meios ou há quem creia que a solução é soterrar os alunos com mais conteúdos, quando se deve pensar mais na qualidade. Sabe-se o quão é importante ao mesmo tempo crucial todo rito de passagem, por isso, não são diferentes os anseios dos nossos jovens diante das perspectivas que se apresentam ante ao cenário das oportunidades via ensino público e as suas defasagens na construção de caminhos de transformação através da descoberta de vocações, do aprendizado centrado na ambiência cultural advindo da entrada de profissionais com valores e conhecimentos filosóficos e antropológicos da inter-relação no convívio diário de pessoas com valores conflitantes pela coexistência de pessoas oriundas de universos distintos. Tão somente a superação dos entraves socioeconômicos resolveria os problemas do ensino? Tão somente uma educação continuada a partir da pré-escola, ensino fundamental, ensino médio através de links com a vida real e projeto sócio-político como as cotas podem mudar o quadro de entrada no terceiro grau pelos menos favorecidos? Que mecanismo do processo excludente para a manutenção do “status quo” que privilegia o acesso ao ensino superior para os formadores de opinião e seus pares deve ser abolido em nome de uma nova ordem social?

Muito se falou, porém, pouco tem sido feito, seja por falta de foco dos prejudicados, sabe-se Deus pelos desígnios, fatalidade ou aceitação passiva diante do quadro contextualizado acima, onde não cabe a interrogação, mas sim, uma reflexão do quanto a nossa história ainda é determinante do quadro da transmissão vitalícia das oportunidades no âmbito do conhecimento e do quanto o seu reflexo na coexistência salas de aula com sujeitos que não se sentem convidados a partilhar os conteúdos do saber em nome de valores de universos distintos no espaço intramuros das escolas públicas encravadas nas comunidades pobres, principalmente.

A arte, por si só, não opera transformações na educação, mas a experiência com os processos de criação pode reorientar o sentido de ensinar, o papel do professor, a imagem da escola, bem como o valor das práticas culturais nas comunidades e na vida pessoal e profissional dos professores e nas relações entre as escolas e as instituições que promovem ações sociais. “A escola formal, sendo o polo dessa ação, garante acesso e continuidade desse tipo de experiência a um grande número de crianças, jovens e adultos” (IAVELBERG, 2003, p. 23) . Uma corrente de pensadores prega que o homem deve ser educado para tornar-se o que; o outro, que o homem deve ser educado para tornar-se o que não é. O primeiro imprime ênfase as potencialidades valiosas existentes em cada indivíduo, desde o nascimento, e vê a função da educação como a de propiciar um ambiente que favoreça o desenvolvimento dessas potencialidades e ajude o indivíduo a alcançar por si mesmo as maiores alturas de que for capaz. A segunda vê a educação como tentativa para a formulação de um caráter ideal, na qual deve ser tentada a modelagem de cada indivíduo. O primeiro objetivo aplica a ênfase à liberdade de expressão, o segundo a disciplina. Infelizmente numa dicotomia: ou um ou outro, o que é desnecessária e improdutiva. O assunto é complicado pelo fato de que as palavras “liberdade de expressão” e “disciplina” ou autoridade são passíveis de variadas conotações. Será útil, portanto, a tentativa de exploração de alguns possíveis significados do termo disciplina.

A palavra disciplina tem origem na mesma raiz da palavra “discípulo”, significando seguidor, aluno ou aprendiz, derivada do latim “discere” (aprender). Tal sentido ao longo dos séculos foi perdendo o sentido militar da palavra, mas pelo menos, foi parcialmente retido em seu sentido pedagógico na educação, porém, a palavra desenvolveu uma variedade de distinções e nuances de significado. Isso leva-nos freqüentemente a erros e objetivação, pelo uso da palavra em sentido diferente daquele empregado pelos tempos modernos dos fenômenos da plasticidade do mundo globalizado. Segundo a pesquisadora Sonia Kramer, em matéria intitulada: A NECESSIDADE DE EDUCAR CONTRA A BARBÁRIE, não corremos o risco de chegar a barbárie, vivemos nela. Educar contra a barbárie significa recuperar a história e as histórias guardadas e esquecidas, estabelecendo uma outra relação com a tradição, significa colocar o presente numa situação crítica e compreender que o passado não precisaria ter sido o que foi, o presente pode ser diferente do que é e, que, portanto, é possível mudar o futuro.

Isso exige reconhecer a opressão, o preconceito, à imposição cultural através da perpetuação dos sujeitos para a transmissão de conhecimento e valores humanos nos principais pontos formadores de opinião, o desdém generalizado e, ao mesmo tempo, ter capacidade de resistência à utopia de uma sociedade justa e sem discriminação de nenhuma espécie. Parafraseando o grande brasileiro Darcy Ribeiro, tão somente o investimento em pessoas fortalecidas psicologicamente, socializadas a atitudes positivas e cognitivamente favorecidas poderemos combater a violência, a ignorância e, todas as condições adversas de uma sociedade justa, onde pessoas com responsabilidade, cooperatividade cidadã, profissionalização, com identidade própria para exercer o seu papel de ser humano na sua totalidade a partir da sua expressão legitimada para um mundo, que mesmo pós-moderno, não o intimida de defender os seus pontos de vista através das várias ferramentas de comunicação. Então, poderemos dizer que estamos nos aproximando ao ideal da tão sonhada utopia da igualdade racial a partir da consciência da necessidade de um trabalho desde a infância até o terceiro grau, onde a educação continuada com objetivos do desenvolvimento humano em nome de uma ordem social orientada no reconhecimento do outro e nas suas diferenças de cultura, etnia, religião, gênero, classe social, idade, superando a desigualdade: este é o maior objetivo da educação. Portanto, lutar por essa nova ordem social é preciso educar contra a barbárie da modernidade, do desdém generalizado que impera na nossa cultura sem ética, o que exige uma perspectiva de formação cultural que assegure sua dimensão de experiência crítica.

Essa análise provoca reflexões: É possível uma educação crítica dessa cultura em que não mais nos reconhecemos? Como pensar a formação do novo milênio numa direção em que repense o passado e os despojos da cultura? Como defender uma perspectiva de formação cultural crítica sem perder-se da visão que a cultura construiu e fortaleceu como monumento da barbárie. A partir das considerações da pesquisadora restam os questionamentos dos rumos do educar:

1-   A possibilidade do diálogo está se perdendo ou perdeu?
2-  Por que caminho recupera-lo?
3- Quais as ferramentas necessárias para uma ação político-pedagógica em nome do desenvolvimento humano?
4- Como achar o meio termo das tradições e uma releitura de realidades tão contraditórias?
5- A busca de um ideal de vida em nome de padrões do consumismo onde os questionamentos dos meios e fins fazem-se segundo critérios de valores que ultrapassam as perspectivas dos valores éticos.

As oportunidades sociais ampliam e multiplicam as oportunidades educacionais. Do contato com as novas possibilidades que não reproduzam os mecanismos que acionam as travas da motivação de crianças e adolescentes inseridos no contexto das demandas do ensino público, onde temos os questionamentos da evasão escolar, da prostração para o saber e outros itens estimulando aos educadores à busca de caminhos para melhora o desempenho na sala de aula do ensino fundamental, principalmente, onde as ações pontuais das políticas públicas com foco no combate a violência dentro e fora do espaço da escola podem mobilizar toda a sociedade para a participação nos questionamentos e na construção de pontes entre a comunidade e o poder constituído em busca de propostas que venham ao encontro das necessidades primárias para uma maioria de crianças e adolescentes que buscam nos projetos sociais o complemento educacional, social e pessoal que os seus pais não lhes pode oferecer. A atividade de musicalização prima por construir um espaço sócio-educativo que considere as diversidades sociais e culturais a partir das suas realidade, promovendo através do processo de identificação o estímulo e a motivação para a participação efetiva e a conseqüente apreensão de novas realidades às trazidas do contexto onde estão inseridas, para a composição da pessoa como um todo em nome do coletivo, indiferente a esse ou aquele questionamento da capacidade humana de auto-superação. Então fica o questionamento dos caminhos a serem percorrido na busca da dinâmica que estimule a aprendizagem e transforme a relação entorno da escola versus professor versus aluno a partir do que temos contextualizado no âmbito das escolas públicas encravadas nas comunidades, principalmente, já que o público alvo para os objetivos das aulas de musicalização é crianças e adolescentes oriundos destas. Levando-se em conta o quadro acima e os elementos subjacentes à música e a sua atuação no desenvolvimento humano segundo Gardner, temos nesse primeiro estágio de apresentação ao universo da notação musical algumas habilidades ou competências a serem desenvolvidas como:

1– Auto superação
Desde a opção para as aulas de musicalização as crianças e são participados dos caminhos de uma seqüência instrucional para apreensão do conhecimento necessário para a prática consciente dos instrumentos. No primeiro estágio da apresentação ao estudo de música propriamente dito, estes podem ser categorizados como possuidores de musicalidade latente, apreciadores ou influenciados pela presença de pessoa amiga na atividade. Levando-se em conta as várias percepções do estudo musical, tento construir a seqüência instrucional, segundo os compêndios de música, da forma mais prazerosa possível a partir sem perder o foco na seqüência tão necessária e os planejamentos segundo os seus desejos de praticar instrumentos e outras opções que são inseridas no processo de transversalidade pelo aspecto multifacetado do uso da música, tanto no aspecto da prática ou do estudo p. dito para que ocorra naturalmente e simultaneamente a interlocução cultural e o desenvolvimento humano através dos vários processos de estímulo a percepção musical (INTELIGÊNCIA MUSICAL).

2-Autodisciplina
A maneira como estas são convidadas a partilhar o conhecimento; onde o diálogo e a curiosidade são a mola mestra para a construção deste. Onde cada um envolvido no processo da aprendizagem sinta-se como o objetivo principal, mesmo que trazendo os condicionamentos da escola, onde este tem uma visão particular de como é visto (heteropercepção) segundo a sua menor ou maior capacidade de perceber e sintetizar de maneira correta o que lhe é ministrado pelo professor. Um dos objetivos da musicalização é recriar em alguns aspectos o ambiente da relação sala de aula x professor x aluno para trabalhar-se os pontos de fragilidade que estimulam o fracasso escolar pela sua estreita ligação com o emocional e o motivacional. Assim, criar um ambiente de respeito e crescimento mútuo favorável ao florescimento de novas perspectivas onde não haja espaço para as ameaças da palavra exclusão, onde admire e seja admirado e que respeite e sinta-se respeitado.

3- Flexibilidade
Da relação diária com a família, comunidade e escola, trazem nas suas ações todos os condicionamentos do exercício cotidiano com os adultos que os tutelam. Por isso tem que se estar perceptivo para a sua autopercepção e heteropercepção para trabalhar-se potencialidades e competências que precisem ser desconstruídas, redirecionadas ou fortalecidas. Por estarmos no universo de pessoas no processo de formação e transformação, portanto, suscetível às influências do meio em fiéis copiadores da leitura do mundo a que se encontram exposta, o que requere aos que os tutelam no período da jornada dos projetos sociais, uma leitura atualizada da escola para as realidades extracurriculares que diretamente ou indiretamente provocam ruídos na interlocução cultural da escola, como também se estendendo a outros espaços de concentração destes. No intercâmbio comunidade/escola, onde concepções distintas de aprendizagem não andem por caminhos equidistantes, como espaços para a aquisição de conhecimento formal e informal segundo princípios de trocas orgânicas que floresçam concepções menos lineares pela intrínseca relação entre  interlocutores de realidades que abissais, que num primeiro momento da atipicidade se vêem pela ótica da impessoalidade  como  proposta primeira  na  construção dos saberes segundo a concepção filosófico-pedagógica, didático-metodológica da formação em detrimento ao se estar no mundo para trocas que levem a ressiginificação do fazer docente que cumpre o seu papel de mudar percepções e sensações, ou seja, a desconstrução de valores até então inquestionáveis pela suposta ideia de neutralidade da educação quanto as demandas sociais dos seus alunos, e toda uma simbologia  de tutelagem estabelecendo a linha divisória entre a educação diretiva, tão somente,  do cumprimento do dever em detrimento ao tripé: autenticidade, respeito e empatia que caracteriza o humanismo cognoscente de Carl Rogers na relação ensino-aprendizagem. Assim sendo, flexibilidade é palavra-chave no universo de alteridade da escola  para os processos de aceitação  das idiossincrasias,  de ponto de encontro de concepções trazidas dos vários espaços da convivência humana em nome de objetivos  cuja resultante seja o processo natural de novos esquemas mentais modificando acepções pré-concebidas;  a incorporação de  pressupostos que tragam novos paradigmas para o questionamento de pontos de vista e demandas saídas de universos paralelos  convergindo para o consenso em objetivos comuns nascido da troca dos sujeitos da educação, e a conseqüente transformação da subjetividade a partir da constatação, aceitação e inclusão da diversidade cultural e social do outro.

4- Cooperação e Colaboração
Além das questões de que a atividade musical tem importantes consequências para o desenvolvimento emocional e cognitivo da pessoa, tocar um instrumento musical é uma das mais complexas atividades humanas pelo tipo de demanda que faz ao sistema de conhecimento como um todo. Envolve uma interdependência de aspectos cognitivos e emocionais realizados por meio de uma coordenação entre os sistemas auditivos e visuais, que se articulam com o controle motor fino (Galvão & Kemp; Pederiva, 2005). Tornar-se músico implica estudo individual deliberado de longo prazo e em exposição a variadas formas de experiência musical (ouvir música, tocar em grupo). O uso do computador para a aprendizagem musical – musicalização -´pode ser uma via de aproximação da escola e o numeroso contingente de jovens habitantes das periferias urbanas a partir da perspectiva arte educadora por meio da mídia-educação como ferramenta pedagógica. Segundo estudos (Belloni, 1994, 2004). Outras hipóteses que orientam o trabalho de pesquisa empírica podem ser assim resumidas (Belloni, 2008):

  • No uso de TIC, crianças e jovens desenvolvem modos novos de aprender e novas habilidades cognitivas desconhecidas ou ignorados dos professores (autodidaxia);
  • As crianças e jovens usam com habilidade e familiaridade  estas técnicas, desde que tenham acesso a elas, ou seja, seu uso tende a generalizar-se. Essa generalização é acelerada pela atração exercida por estás técnicas nas gerações que, desde pequenas, vivem entre mídias eletrônicas, especialmente a televisão;
  • As crianças e jovens desfavorecidos, que não têm acesso às TIC, podem desenvolver aquelas habilidades e modo de aprender, uma vez aue tenham acesso a ambientes ricos em tecnologias e a situações favoráveis de aprendizagem que tendem a estimular os processos psicológicos superiores, transformando-os em outros processos cognitivos.

A principio as palavras cooperação e colaboração são conceitos sinônimos para alguns, e, no entanto, ter significados diferentes  na  literatura  de  autores  como  a  gaúcha  Ana  Vilma Tijiboy et al. (1999, p. 19-28) no que diz  respeito  ao    envolvimento  de  cada p arte do grupo para  a resolução da tarefa. Segundo Tijiboy, o conceito de cooperação é mais complexo que o de interação  e  de colaboração, pois  além  de  pressupor ambos, requer relações de respeito mútuo e não hierárquicas entre os envolvidos,  uma postura  de  tolerância  e  convivência  com as diferenças e um processo de negociação constante. (…) a diferença fundamental  entre  os conceitos de colaboração e cooperação reside no fato de que  para  haver  colaboração  o  indivíduo  deve  interagir  com  o  outro, existindo  ajuda – mútua  ou  unilateral. Para existir cooperação deve haver interação, colaboração, mas também objetivos comuns, atividades e ações conjuntas e coordenadas.

As concepções iniciais de Piaget sobre a interação cooperativa como fator de desenvolvimento cognitivo fornecem um quadro teórico geral para estes estudos, que pretendiam verificar se a intensificação das interações entre pares e entre crianças e adultos poderia, em certas condições, compensar as deficiências de crianças de origem social desfavorecida frente à instituição escolar. Tratava-se de estudar “a anterioridade de uma forma de interação social que se refletirá na aquisição de novas competências individuais em operações cognitivas. Outra grande contribuição é dada por Vygotsky, quando a escritora e professora Maria Teresa de Assunção Freitas responde a pergunta: É possível compreender  o computador e a internet como instrumentos de aprendizagem? Segundo a autora de “A Perspectiva Vigotskyana e as Tecnologias” , para a Revista Educação, a pergunta pode ser respondida com base na teoria psicológica de Vygotsky, a partir dos sentidos que dá aos termos instrumento, cultura e aprendizagem. Baseada na concepção histórico-cultural, dialética Marxista, para qual o conhecimento não é adquirido, mas construído na relação com o outro. Uma relação dialética entre sujeito e objeto, isto é, entre o sujeito e o meio histórico. É uma questão de base social, de uma relação não só com objetos, mas principalmente uma relação entre pessoas, entre sujeitos, como lemos em  A dominação social da mente. A internet e o computador são de fato mediadores do conhecimento enquanto ferramenta material, mas, principalmente, são mediadores do conhecimento, enquanto um instrumento simbólico, e permitem a mediação com outro. Portanto, eles possibilitam a construção compartilhada de conhecimento, via interatividade, de que fala Vygotsky. Estimulam novas formas de pensamento no enfrentamento com hipertextualidade neles presente pela inter-relação de diversos gêneros textuais expressados por diversas linguagens (sons, imagens estáticas e dinãmicas, gráficos, textos). A plasticidade interativa própria das tecnologias digitais trazidas destes meio sociointerativista permite, ainda, a construção de diversos percursos de aprendizagem através da atividade do sujeito que interage com o outro e com o objeto do conhecimento.

Por tratar-se do desenvolvimento humano e a interação dos aspectos subjetivos e objetivos, da modificação e da continuidade, do universal e do individual, jovem e do velho e do passado, presente e futuro, o que nos leva as cinco características de desenvolvimento estabelecidas pela Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pelo que esta ciência traz nos pressupostos que procuram não só conhecer e medir as modificações humanas por todos os estágios da vida, mas também utilizar seu conhecimento para ajudar todas as pessoas a desenvolverem seu  pleno potencial humano, examinados à luz dos sempre cambiantes contextos   social e cultural, ou seja, o desenvolvimento é:

  • Multidirecional: a modificação nem sempre é linear. Ganhos e perdas, compensações e déficits, crescimento previsível e transformações inesperadas fazem parte da experiência humana.
  • Multicontextual: cada vida humana deve ser entendida como pertencente a muitos contextos.
  • Multicultural: para conhecer os aspectos universais e específicos do desenvolvimento humano, muitas configurações culturais – cada qual com um conjunto distinto de valores, tradições e recursos para a vida – devem ser consideradas.
  • Multidisciplinar: muitas áreas acadêmicas – especialmente psicologia, biologia, educação e sociologia, mas também neurociência, medicina, antropologia, história e outras – fornecem dados e idéias ao estudo do desenvolvimento.
  • Plástico: cada indivíduo, e cada característica de cada indivíduo, podem ser alterados em qualquer ponto da vida. (BALTES et. al., 1998; SMITH & BALTES, 1991)

Esta última característica, a plasticidade, ou a capacidade de modificação, é uma das diretrizes mais animadoras da perspectiva da vida em estágios. O termo plasticidade denota dois aspectos complementares do desenvolvimento: as características humanas podem ser moldadas em diferentes formatos (também como o plástico), embora as pessoas (também como o plástico) mantenham uma certa durabilidade e substância de ano para ano. Quando se trata de uma vida humana, nada é esculpido em pedra para sempre. As pessoas estão sempre evoluindo, com taxas, graus, aspectos e rum,os específicos de sua evolução sendo muito mais variáveis do que os cientistas jamais puderam supor (Berger, 2003, p. 3). As relações interpessoais à luz dos aspectos biopsicossociais acima dizem do quanto é importante a prática de exercícios relacionais sadios, tanto quanto o desvelar das questões implícitas na subjetividade do currículo oculto, na diversidade cultural e social da sala de aula, pois retratam a realidade que os espera na vida adulta, conformada de contextos antagônicos pelos vários fatores da nossa formação histórica de cidadãs e cidadãos do nosso multiculturalismo interétnico pontuado pelas distinções culturais e sociais que os processos sócio-educativos trazem pela falta de foco numa visão em que os que estão inseridos na condição de dependentes sociais possam partilhar universos culturais  sem a imposição cultural daqueles que os tutelam sem o exercício da relativização;  onde floresça naturalmente ou sejam estimulados ao exercício da liberdade de expressão para a erradicação de valores ultrapassados da transmissão de conhecimento segundo fatores históricos do acesso ao saber para a reprodução no ambiente acadêmico etnocêntrico. Bracht busca em Kunz (1991) a concepção de movimento na perspectiva do corpo em constante diálogo com o mundo circundante. A proposta de Kunz parte de uma concepção de movimento que ele denomina de dialógica. Outro princípio importante em sua pedagogia é a noção de sujeito tomado numa perspectiva iluminista de sujeito capaz de crítica e de atuações autônomas, perspectivas estas influenciada pelos estudiosos da Escola de Frankfurt. A proposta aponta para a tematização dos elementos da cultura do movimento, de forma a desenvolver nos alunos, a capacidade de analisar e agir criticamente.

Tão somente na consciência contra-ideológica ou nos novos papéis para uma  educação que se faça segundo teorias progressistas da E.F (pedagogia crítico-superadora e crítico emancipatória) para as formas culturais do movimentar-se humano, desvelando, assim,  suas vinculações com os elementos da ordem neotecnicista  vigente  e toda uma falsa consciência corporal ao mesmo tempo que constrói  a criticidade necessária à saída de estágios alienantes de desinformação dos mecanismos sutis na subjetividade de ações citadinas incorporadas por todos do tecido social, onde os polos educação e política são complementares, indissociáveis, determinantes dos processos da exclusão social. Não estar atento a esse fato favorece a ideologia dominante, porque, sob a aparente neutralidade  de uma educação “apolítica”, sempre se esconde determinada política de educação que nem sempre se faz a partir do espírito de solidariedade e cooperação de todos envolvidos no processo político-pedagógico para a inclusão social, política e econômica como instrumento de empoderamento para se reverter o quadro das demandas que aprisionam o espírito carioca de ser, principalmente, pelas causas e efeito na qualidade de vida da maioria da sua população. Nessa interlocução cultural com as dificuldades de muitas pessoas com necessidades educacionais especiais no seu desenvolvimento e aprendizagem têm encontrado ajuda eficaz na utilização das TICs como ferramenta ou ambiente de aprendizagem. Finalmente as pessoas com grave comprometimento motor vêm podendo tornar-se cidadãs ativas e produtivas, em vários casos garantindo o seu sustento, através do uso das TICs (FILHO; DAMASCENO, 2009). Como também a arte, em especial a tomada de consciência de que o DV também pode trabalhar com a transcrição simbólica da notação musical e da linguagem tátil. Assim como a tecnologia assistiva cumpre o seu papel através de uma pedagogia social  no ambiente lógico-computacional potencializando a entrada de grupos apartados no universo da tecnologia e, ao mesmo tempo que convida a todos ao questionamento  da ação participativa em soluções de demandas sociais do nosso tempo onde o ambiente escolar é lugar de acolhimento e ressignificação da realidade social de todos que a procuram, necessitando escrever a educação inclusiva no seu Projeto Pedagógico de modo contextualizá-lo através de temas transversais como:

1- A tecnologia  assistiva para portadores de deficiência visual através da informática musical via softwares  como o

Máquina Perkins

 Musibraille, que através da tecla de função F11  possibilita o uso das letras S(3) ,D(2), F(1) – mão esquerda –  e  J(4), K(5),  L(6) – mão direita – como “Máquina  Perkis”  para  escrita braille de textos e notas    musicais   via    teclado   do computador.  Posteriormente o estudante deverá ter domínio da notação musical nas  clave de fá e a de dó. Para esse início na musicalização em Braille usaremos a mas a clave de sol  =e , que é  representada pela junção de três celas (ÂÓL) = ( >/l); depois a armadura de clave com o sustenido representado pelo sinal de porcentagem  (%) % que se repete para caracterizar até 3 sustenidos, e de 4 até 7 sustenidos é precedido pelo sinal de número e o número de sustenidos usados  ( sinal de número+cardinal 7+porcentagem – #g%)  ou,  na mesma ordem de colocação dos sustenidos, os bemóis representado pela letra ( Ê ) <; como também a fórmula de compasso é representada pelo sinal de número seguido do cardinal/numerador e do ordinal/denominador (sinal de número+cardinal 4+ ordinal 4 – #d4). 

 Depois das etapas anteriores é preciso estabelecer em que  oitava serão executadas as notas (Ex: 1ª`;  2ª^;  5ª.; 6ª ;, etc.). A nota DÓ correspondente as figuras de ritmo em um compasso 4/4 tem a seguinte representação na linguagem tátil:  y (Letra Y = w – DÓ semibreve/unidade de compasso) ou  ( s – DÓ semicolcheia/subdivisão da unidade de tempo);  n (Letra N = h– DÓ mínima);   ? (Letra Ô = q– DÓ semínima)  e  d (Letra D = e – DÓ colcheia). Na sequência de notas da escala de dó maior com valor de semibreve ou semicolcheia  temos:   Y), RÉ ( ⠵ Z), MIÇ),    É), SOL (Á), LA( È), SIÚ); com valor de mínima temos: N), RÉ ( O), MI P), Q), SOL (R), LAS), SIT); com valor de semínima temos: Ô), RÉ (    Ù), MI⠫   À), FÁ   Ï), SOL (Ü), LAÖ), SIW) e com valor de colcheia temos: D), RÉ ( E), MIF), (   G), SOL (H), LAI), SIJ). Estabelecido se o compasso é binário, ternário ou quaternário através da fração de compasso ou fórmula de compasso são feitas as várias combinações entre as figuras de ritmo  nos vários compassos, separados pela barra de compasso (tecla de espaço) ou travessão simples e no final o travessão duplo (Letras ÊK – <k), da obra musical; respeitando as convenções de  composição musical adaptada para a musicalização em Braille. Em acordo com a a teoria musical temos sequência que começa na escolha da clave, os acidentes de clave, a fração de compasso, a oitava e as combinações de figuras de ritmo com as respectivas cabeças de nota estabelecendo a duração e a posição no espaço ou linha do pentagrama separadas pela barra de compasso (tecla de espaço). Outras informações sobre notação musical podem ser acessadas através do menu “Utilitários” e depois clicar na opção “Dicionário ou F7”.

 Para a leitura de textos na tela temos no mercado  programas ou softwares para obter resposta do computador a medida que vão passando por textos e imagens e sintetizando a fala humana, como:  Braille Fácil, Dosvox, Braivox, Orca,  por exemplo. Para portadores de deficiência auditiva temos o BPM  Counter, para estabelecer o andamento e marcação de tempo, via mudança de cores (vermelho e azul) nos quadros negros;

2- Para portadores de deficiência grave, como a tetraplegia  e distrofia muscular  temos o software com comando de voz como o Motrix, por exemplo;

3- Questionamento da pluralidade étnica e a sua atuação nos valores  humanos através de uma política de atualização do corpo docente para os aspectos da percepção e heteropercepção na relação professor/aluno da rede pública de ensino;

4- A música nos vários aspectos de erudição, formação de público, apropriação do acervo musical da nossa historicidade e ferramenta cognitiva de um desenvolvimento global de crianças e adolescentes na proposta político-pedagógica dos projetos educacionais.

5- Como grande aliado dos processos de estímulo aos sentidos na inicialização musical de crianças vidente, a flauta doce adaptada para o deficiente visual vem para cumprir uma lacuna na aprendizagem musical desta parcela da população, ou seja, como o DV precisa fazer a leitura tátil com uma das mãos,  a flauta adaptada é executada pela outra mão e, assim, acontece a leitura de partitura e execução instrumental simultaneamente.


BIBLIOGRAFIA

BASTOS, Maria Helena Camara; Maria Stephanou. Histórias e Memórias da Educação no Brasil -Vol. III – Século XX. São Paulo: Editora Vozes, 2009.

BELLONI, Maria Luiza; GOMES, Nilza Godoy. Infâncias, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração
Educ. Soc. , Campinas, vol. 29, n. 104 – Especial, p. 717-746, out. 2008.
Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0529104.pdf>

BERGER,  Kathleen Stassen. O Desenvolvimento da Pessoa – Da Infância à Terceira Idade. LTC Editora
Rio de Janeiro, 2003.

BRACHT, Valter. A Constituição das Teorias Pedagógicas da Educação física. Cadernos Cedes,  v. 19, no 48. Campinas: Ago, 1999, p. 69-88. Disponível em:  <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621999000100005&lng=pt&nrm=iso >

CASTANHO, Maria Eugênia L. M..  Função Educacional da Arte. ETD (Educação Temática Digital), Campinas, n.6, v.2, jun 2005, p. 85-98. Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/1659

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Editora Cortez, 1992

CURY, Augusto. Pais Brilhantes – Professores Fascinantes. São Paulo: Editora Sextante, 2003

CURY, Augusto. Não desista dos seus sonhos. São Paulo: Editora Sextante, 2004

d’ADESKY, Jaques. Pluralismo Étnico e Multipluralismo – Racismos e Anti-Racismos no Brasil. Rio de Janeiro: Palias Editora e Distribuidora LTDA, 2001.

FILHO, Teófilo Alves Galvão e DAMASCENO, Luciana Lopes. Tecnologia Assistiva em Ambiente Computacional: Recursos para a Autonomia e Inclusão Sócio-Digital da Pessoa com Deficiência. Programa InfoEsp Info (Informática, Educação e Necessidades Especiais, das Obras Sociais Irmã Dulce, Bahia: Abril/2009.
Disponível em: http://www.galvaofilho.net/#pesquisa

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A Perspectiva Vygotskyana e as Tecnologias. Revista Educação. História da Pedagogia 2, Lev Vygotsky, p. 59-67. São Paulo, 2010

GALVÃO, Afonso. Cognição, emoção e expertise musical. Psicologia: Teoria e Pesquisa.  Brasília, DF, v.22, n.3. Maio/Agosto 2006
Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722006000200006&lng=pt&nrm=iso>

GARDNER, Howard. As Artes e o Desenvolvimento Humano. São Paulo: Editora Artmed, 1997.

GARDNER, Howard. O Verdadeiro, O Belo e O Bom – Os Princípos Básicos Para Uma Nova Educação. Rio de Janeiro: Editora  Objetiva LTDA, 1999.

IAVELBERG, Rosa. Para Gostar de  Aprender Arte – Sala de Aula e Formação de Professores. São Paulo: Atmed, 2003.

LIBÂNEO, Jose Carlos. Pedagogia e Pedagogos Para Quê? Cadernos de Pesquisa, v. 37, nº 131, maio/ago. 2007

MARTINELLI, Marilu. Aulas de Transformação, Programa de Educação de Valores Humanos. São Paulo: Editora Petrópolis, 1996.

PAULA, E. M. A. T. de;  MACHADO, E. R.. Pedagogia: concepções e práticas em transformação. Educar, nº 35, Editora UFPR,  Curitiba: 2009.

NASH, Paul. Autoridade e Liberdade na Educação. Rio de Janeiro:  Edições  Bloch, 1968.

RIBEIRO, Darcy.  O Povo Brasileiro – A Formação e o Sentido do Brasil. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1995.

ROFRIGUES, Anegleyce Teodoro. Gênese e Sentido do Parâmetros Curriculares Nacionais e seus Desdobramentos para a Ed. Física Escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, vol. 23, no 2, p.135-147, jan. 2002.
Disponível em: <http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/viewFile/275/258  >

A Educação nas Constituintes Brasileira
Disponível em: <http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/498/508 >

13 Respostas to “As Artes e o Desenvolvimento Humano”

  1. […] saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir …; […]

    Curtir

  2. […] da escola” em 2001, identifiquei-me com possibilidade de poder contribuir com os ensinamentos da “linguagem musical“ e , ao mesmo tempo, movido pelo desejo de poder compartilhar de outra […]

    Curtir

  3. […] pessoas com objetivos a fins, socializadas no Projeto Muqueca Babys Blog, onde, desde a postagem “As Artes e o Desenvolvimento Humano”, de 13/09/2009, busco trazer informações significativas para a construção de uma práxis […]

    Curtir

  4. projetomuquecababys Says:

    ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS
    LEI nº 11.769, de 18 de agosto de 2008.
    A partir de 2012, todas as escolas serão obrigadas a incluir o ensino de Música em seus currículos. Até lá, a discussão fica centrada na formação dos professores e nos conteúdos que deverão ser trabalhados. Por isso, a partir de 2012, a Música será conteúdo obrigatório em toda Educação Básica. É o que determina a Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Embora ainda não se saiba se os conteúdos serão trabalhados em uma disciplina específica ou nas aulas de Artes, com professores polivalentes, as escolas devem adaptar seus currículos até o início do ano letivo de 2012. Tocar, ouvir, criar e entender sobre a História da Música são pontos fundamentais de ensino.

    Outro ponto nebuloso da nova legislação diz respeito a não obrigatoriedade da graduação em Música para ministrar as aulas. O artigo da lei que previa a formação específica na área foi vetado pelo Ministério da Educação sob alegação de que, no Brasil, existem diversos profissionais atuantes na área sem formação acadêmica. A discussão, agora, está a cargo da Fundação Nacional de Artes (Funarte) que, a partir de um protocolo de parceria firmado entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação, está organizando encontros regionais com acadêmicos, especialistas, Secretarias de Educação e Associações de Estudos Musicais para realizar uma espécie de mapeamento do ensino de Música nos estados brasileiros.

    Curtir

  5. Passo fundamental para isso ao reconhecer que existem resistências ao modelo imposto e contribuir com a sua propagação.

    Curtir

  6. I simply want to say I am newbie to blogging and site-building and really liked your web blog. Probably I’m going to bookmark your blog post . You actually come with wonderful articles and reviews. Many thanks for sharing with us your website.

    Curtir

  7. I just want to tell you that I am just new to blogging and site-building and definitely loved your blog site. Almost certainly I’m planning to bookmark your blog post . You absolutely have impressive posts. Thanks a lot for sharing your blog.

    Curtir

  8. Generally I do not read article on blogs, however I would like to say that this write-up very pressured me to take a look at and do it! Your writing style has been amazed me. Thank you, quite nice article.

    Curtir

  9. excellent issues altogether, you just gained a new
    reader. What would you suggest about your post that you just made some days in the past?
    Any positive?

    Curtir

  10. You actually make it ѕеem so eаsy wіth your presentation but ӏ find this topic to be actually something that I think I would
    neνer understand. It seems too complicated and very broaԁ for me.
    I ɑm looking forward for your next post, I’ll try to get the hang of it!

    Curtir

  11. Somos a Laguna HomeStudio, desde 1992 no mercado musical,
    onde podemos realizar sua musica seja via gravação
    local ou mesmo online mandando seu projeto em audio via email,
    com equipamentos como M-Audio,
    Corei7 Intel 6Terabytes, 16Gb de DDR3, 2 monitores de visualização, Cakewalk,
    Presonus, Protools,
    Sound Forge, Adobe Audition, e demais recursos como Komplete 9 entre tantos outros.
    Faça seu orçamento pelo
    email de contato, profissional músico desde 1986, ofertando composição,
    gravação em teclado profissionalmente, seja
    de forma pessoal ou online. Faça seu orçamento pelo formulário
    de contato em http://www.lagunahomestudio.com.br

    Curtir

  12. obviously like your website but you have to check the spelling on several of your posts. Several of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth nevertheless Ill definitely come back again. fgdbfkcabkacefke

    Curtir

  13. Thanks for another informative web sitᥱ. The place else couⅼd I
    get that type of information written in such a perfect means?
    I’ve a projеct that I’m jᥙst now working on, and I have been on the glance out
    for such info.

    Curtir

Deixe um comentário